Luanda – Após vitória de 3-0 em 2020, Angola volta a defrontar Moçambique esta sexta-feira, na estreia do grupo C da 22ª edição da Taça da Confederação do Sul de África de Futebol Associados “COSAFA`2023”.
No último jogo há três anos, os angolanos marcaram por intermédio de Mateus Galiano, aos 45 e 77 minutos, e Gelson Dalla, aos 79`, em jogo amigável decorrido em Rio Maior, Portugal.
A disputar-se a partir das 17 horas, no Estádio King Zwelithini, em Durban (África do Sul), trata-se do oitavo desafio no histórico entre as duas congéneres.
No cômputo geral, cada selecção soma duas vitórias e três empates, mas Angola detém o triunfo de maior número (3-0).
O Combinado Nacional, que participará com uma equipa de Sub-23, apesar de a prova ser do escalão sénior, é orientado pelo técnico Zeca Amaral.
Quanto aos moçambicanos, tecnicamente comandados pelo ex-internacional Chiquinho Conde, evoluirão com uma formação com idade entre 21 a 39 anos.
Angola persegue o quarto troféu, depois de ter vencido as edições de 1999, 2001 e 2004.
Para esta missão, o conjunto nacional conta com os guarda-redes Beny, Nsesani e Vicente, os defesas Moisés, Mindinho, Tiago, Rúben, Yobo, Kapique e Hossi.
Completam o grupo, os médios Enoque, Lopes, Muila, Lizandro, Sandro, Walter e Isaac e os avançados César Cangué, Caneta, Jefer, Manu, Benarfa e Apado.
África do Sul, Namíbia, Eswatini e Botswana estão no grupo A. Zâmbia, Malawi, Ilhas Seychelles e Comores juntam-se no B, enquanto no C figuram Angola, Moçambique e Ilhas Maurícias.
A melhor selecção de cada grupo qualifica-se para as meias-finais, junto com o segundo melhor colocado no cômputo geral.
As meias-finais acontecem a 14 de Julho, ao passo que a final e o jogo do terceiro lugar em 16 do mesmo mês.
No entanto, a competição arrancou na quarta-feira com os confrontos do grupo A, em que a selecção de Eswatini perdeu para o Botswana (1-0) e a anfitriã África do Sul empatou com a Namíbia (1-1).
A Zâmbia é a campeã em título. BSV/MC