Luanda - O guarda-redes Neblú é o único sobrevivente do último jogo entre as selecções de Angola e Marrocos, disputado há 11 anos, em véspera da realização esta sexta-feira (22) do oitavo confronto entre os contendores.
Na selecção, na altura liderada pelo uruguaio Gustavo Ferrín, pontificavam, entre outros, os ausentes Bastos (Quissanga ainda no Petro), Gilberto (AEL Limassol-Chipre), Geraldo (Paraná-Brasil), Manucho Gonçalves (Valladolid-Espanha), Djalma Campos (Kasimpasa-Turquia) e Mateus Galiano (Nacional da Madeira-Portugal).
Neblú, actualmente com 30 anos de idade, tem se notabilizado no clube “militar" e ao serviço das Selecções Nacionais.
No Campeonato Africano de Futebol, terminado recentemente na Côte d`Ivoire, o jogador voltou a destacar-se na baliza de Angola com defesas que contribuíram para a qualificação aos quartos-de-final como líderes do grupo D.
Este desafio, a disputar-se às 23 horas de sexta-feira (22 locais), no Estádio de Agadir, na capital Rabat, para a primeira data FIFA, será o oitavo no histórico entre as duas formações africanas desde 1998, contabilizando-se uma vitória de Angola (2-0, em 2014) contra quatro de Marrocos (2-1, em 1998), (3-1, em 2004), (2-1, em 2008) e (2-0, em 2009).
Angola e Marrocos, que recentemente competiram no CAN`2024, empataram duas vezes (2-2, em 2006 e 0-0, em 2013).
Curiosamente, seis dos confrontos entre estes dois contendores foram realizados na condição de amistosos. O único jogo oficial decorreu no CAN`2013, na África do Sul.
Quanto ao Ranking da Confederação Africana de Futebol, Angola ocupa a 20ª posição (1238.11 pts), enquanto Marrocos é o líder (com 1663.39 pts).
Ainda no quadro da data FIFA, o combinado nacional mede forças segunda-feira a partir das 19 (18h locais) com as Ilhas Comores, também em Marrocos, mas na cidade de Marraquech.
Convocados:
(Guarda-redes) - Neblú (1.° de Agosto), Dominique (Etoile Carouge) e Landu (Sagrada Esperança)
(Defesas) - Tó Carneiro (Petro de Luanda), David Carmo (Olympiakos da Grécia), Eddie Afonso (Petro de Luanda), Jonas Ramalho (Al Ahly de Barém), Jonathan Buatu (Gil Vicente de Portugal), Jordy Gaspar (Pau de França), Kialunda Gaspar (Estrela Amadora de Portugal) e Núrio Fortuna (Gent da Bélgica)
(Médios) - Maestro (Adana Demirspor da Turquia), Domingos André (Felgueiras de Portugal), Show (Maccabi Haifa), Marcos Silva (União de Leiria de Portugal), Megue (Petro de Luanda), Estrela (Erzurumspor da Turquia) e Walter Monteiro (Sagrada Esperança)
(Avançados) - Mabululu (Al Ittihad Alexandria do Egipto), Gilberto (Petro de Luanda), Elliot Simões (Al Quaisoma da Arábia Saudita), Milson (Maccabi Tel Aviv de Israel), Chico Banza (Anorthosis do Chipre), Jérémie Bela (Clermont de França), Depú (Gil Vicente de Portugal) e Miro (Gil Vicente de Portugal). IN/MC