Lubango – Com um histórico marcado pelo equilíbrio, as selecções de seniores masculinas de futebol de Angola e do Madagáscar jogam pela nona vez, nesta quinta-feira (7), no Lubango, província da Huíla, para a sexta e última jornada da fase de apuramento ao CAN2023, que se disputa no próximo ano, na Côte d´Ivoire.
O primeiro confronto entre ambas foi para a qualificação ao CAN de 1992, em que Angola perdeu por 0-1, em Luanda, no dia 19 de Agosto de 1990, para a 1ª jornada do Grupo 5, de que faziam ainda parte a então Suazilândia e a Zâmbia.
Conseguiram o apuramento a Zâmbia (13 pontos) e o Madagáscar (8), enquanto Angola ficou na cauda com três, atrás da Suazilândia que acumulou mais dois (5).
Nos jogos entre si há seis empates e uma vitória para cada lado. Dos jogos, um foi amistoso, ganho por Angola, em Luanda. Cinco foram de qualificação ao CAN (quatro empates e uma vitória para o adversário), dois de qualificação ao CHAN, com uma vitória para os angolanos e um empate.
Angola jogou três vezes em casa e acumulou os três resultados possíveis, sendo dois jogos de apuramento ao CAN, com derrota e empate, assim como um jogo de qualificaçãio ao CHAN, em que venceu.
O Madagáscar recebeu Angola por cinco vezes, três jogos de qualificação ao CAN e dois ao CHAN, todos resultaram em empates.
A última vitória de Angola em casa foi para qualificação ao CHAN 2017, por 1-0. No presente apuramento os Palancas Negras, em cinco jogos, venceram dois, empataram por duas vezes e uma derrota, enquanto os Barea, como são designados os malgaxes, não obteve qualquer vitória, empatou duas vezes e perdeu por três.
O Grupo E é liderado pelo Ghana com nove pontos, em cinco jogos, seguido por Angola com oito, República Centro Africana com sete e Madagáscar com dois.
Retrato histórico dos contendores
A selecção Angolana de Futebol, conhecida como os Palancas Negras, é filiada à FIFA, à CAF e à COSAFA. A oito de Outubro de 2005, classificou-se para o Campeonato do Mundo pela primeira vez na sua história, que viria a jogar-se no ano seguinte na Alemanha.
O seu primeiro jogo oficial foi contra o Congo a oito de Fevereiro de 1976, e perdeu por 3-2. Qualificou-se para o seu primeiro CAN em 1996, disputando o Grupo A com o Egipto, África do Sul e Camarões, perdendo dois jogos para o Egipto e a África do Sul, mas conseguiu um empate (3-3) contra os Camarões.
Em 1998 qualificou-se para o seu segundo CAN consecutivo, mas, novamente, não conseguiu chegar aos quartos-de-final, acumulando dois empates e uma derrota, sendo 0-0 com a África do Sul e 3-3 com a Namíbia e perdeu por 5-2 com a Côte d´Ivoire.
Depois de uma longa travessia no deserto, qualificou-se para o CAN2006, onde obteve a sua primeira vitória, ao vencer o Togo por 3-2, com dois golos de Flávio Amado e outro de Maurito. Nesse ano empatou (0-0) contra a RDC e perdeu 1-3 para os Camarões.
Angola teve o seu melhor desempenho no CAN 2008, em que calhou no Grupo D com a Tunísia, África do Sul e Senegal. Tendo empatado (1-1 e 0-0) com a África do Sul e a Tunísia e vencido o Senegal por 3-1, com dois golos de Manucho Gonçalves, alcançando pela primeira vez os quartos-de-final, em que foram derrotados pelo Egipto, por 2-1, que depois viria a conquistar a prova.
Angola também venceu a competição regional Taça COSAFA em 1999, 2001 e 2004.
Já a selecção Malgaxe é, também, filiada à FIFA, à CAF e à COSAFA. Nunca disputou um Campeonato do Mundo, mas teve uma qualificação inédita ao CAN2019.
Sua primeira partida oficial foi em 1947, contra as Ilhas Maurícias, a quem venceu por 2-1. A maior vitória dos Barea, como é designada, veio em 1960, com um 8-1 sobre o Congo. A sua maior derrota foi por 7-0 diante das Ilhas Maurícias, em 1952, e outro 7-0 favorável à RDC (à época, Congo - Léopoldville), em 1965. MS