Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola e Camarões jogam pela sétima vez desde o ano de 2000

     Desporto              
  • Luanda • Segunda, 10 Junho de 2024 | 20h28
Selecção nacional de Angola
Selecção nacional de Angola
DR

Luanda - Angola e Camarões defrontam-se às 20 horas de terça-feira, em Luanda, para a 4ª jornada das eliminatórias de acesso ao Campeonato do Mundo de futebol em 2026, no sétimo encontro desde que mediram forças em 2000 para as qualificativas do mundial do Japão e Coreia do Sul.

Precisamente 24 anos depois, os angolanos ainda continuam por superar o resultado de 0-3, em jogo disputado em Yaoundé para a primeira “mão” das eliminatórias, naquela que é, até à data, a maior derrota diante dos camaroneses, no histórico de 15 confrontos.

Na segunda “mão”, Angola até venceu em 2001, mais por número inferior (2-0), no mítico estádio da Cidadela, com golos de Akwá, aos 59 minutos, e Quinzinho (em memória), aos 69`, tendo o adversário se qualificado para o mundial.   

No cômputo geral, os Palancas Negras (Angola) venceram os Leões Indomáveis (Camarões) em três ocasiões contra cinco do oponente. Conta-se sete empates, maior parte com números escassos (0-0 ou 1-1).

Apesar do equilíbrio nos resultados entre si, estas duas formações ocupam posições diferentes no Ranking africano e mundial, cabendo à Angola a 20ª posição na CAF e 93ª na FIFA, enquanto Camarões figuram no 9º lugar em África e no 51º no mundo.

Os Palancas Negras, orientados pelo técnico português, Pedro Gonçalves, vêm de uma vitória magra sobre o Eswatini, por 1-0, para a 3ª jornada do grupo D, com golo de Mabululu, aos dois minutos, após passe de Gelson Dala.

Já por parte dos Leões Indomáveis, apesar da crise administrativa que opõe a Federação local de futebol e o Ministro dos Desportos, venceram na ronda anterior a congénere de Cabo Verde, por expressivos 4-1, em Yaoundé.

Marcaram pelos camaroneses, Ngadeu, Vicent Aboubakar (duas vezes) e Tolo, enquanto o golo de honra dos “crioulos” foi rubricado por Jamiro Monteiro.

Angola ambiciona a segunda participação num Campeonato do Mundo, depois da presença em 2006, na Alemanha.

Já os Camarões procuram a nona participação, após as edições de 1982 (Espanha), 1990 (Itália), 1994 (EUA), 1998 (França), 2002 (Coréiado Sul e Japão), 2010 (África do Sul), 2014 (Brasil) e 2022 (Qatar).

Na tabela classificativa, Angola figura na 3ª posição (5 pts), menos dois que o líder Camarões e a Líbia, segunda, com os mesmos sete pts.

Cabo Verde com 4 pts é o quarto, as Ilhas Maurícias quinto (1pts), ao passo que o Eswatini, ocupa o sexto lugar (00).

Fazem parte da selecção:

Guarda-redes: Langanga (Sagrada Esperança), Dominique (Etoile Carouge) e Neblú (1.° de Agosto)

Defesas: Jonathan Buatu (Gil Vicente, Port.), Clinton Mata (Lyon, Fran.), David Carmo (Olympiacos, Grec.), Eddie Afonso (Petro de Luanda), Jonas Ramalho (Al-Ahli Manama, Bar.), Jordi Gaspar (Pau FC, Fran.), Gaspar (Estrela da Amadora, Port), Nurio Fortuna (KAA Gent, Belg.) e Sandro Cruz (Desportivo de Chaves, Port.).

Médios: Freddy (Eyupspor, Turq.), Maestro (Adana Demirspor, Turq.), Domingos Andrade (Felgueiras, Port.), Show (Maccabi Haifa, Isr.), Marco Silva (União de Leiria, Port.), Megue (Petro de Luanda) e Estrela (Erzurumspor).

Avançados: Mabululu (Al-Ittihad, Egi), Gilberto (Petro de Luanda), Milson (Maccabi Telavive, Isr.), Gelson Dala (Al-Wakrah, Qat.), Depú (Gil Vicente, Port), Lucas João (Umm-Salal, Qat.), Manuel Benson (Burnley, Ing.), Randy Nteka (Rayo Vallecano, Esp.) e Zito Luvumbo (Cagliari, Ital.).

JAD/VAB

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+