Luanda - Angola defronta os Camarões às 18 horas de sábado, no pavilhão do Kilamba, em jogo cujo empate a coloca directamente nos Jogos Olímpicos de Paris`2024 e a derrota para um “play-offs” visando o mesmo evento.
A campeã africana sénior feminina de andebol lidera o torneio Pré-olímpico qualificativo, com 4 pontos, seguida da oponente com três, ambas com hipóteses de garantirem já a presença na capital francesa.
Nas cogitações, o inverso também é possível, ou seja, com uma derrota seria Angola a ter que disputar o “play-offs” em Abril do próximo ano, em condições superiormente difíceis, tendo como adversárias selecções da Europa.
Nas duas partidas disputadas, o sete nacional fez o pleno. Venceu na estreia o Senegal, por 22-21, e em seguida goleou o Congo Brazzaville, por 30-15.
Camarões teve um percalço no percurso. Consentiu igualdade a 21 golos na estreia diante do Congo Brazzaville e venceu no jogo seguinte o Senegal, por minimo 17-15.
Ainda sem perderem no torneio, no histórico, as contendoras têm protagonizado confrontos de puro equilíbrio e de alternância de vitórias, sendo que da última vez que mediram forças Angola foi superior. Venceu por 26-19 na final do Campeonato Africano de 2022, em Dakar (Senegal).
De todo modo, a jogar em casa, em Luanda, com um público que se espera aflua em massa ao recinto do Kilamba, as “perolas africanas”, como são conhecidas, farão de tudo para confirmar o favoritismo, não fossem elas 15 vezes campeãs de África.
No sábado, antes do embate decisivo, evoluem as duas selecções já sem possibilidades de qualificação. Congo e Senegal jogam simplesmente pela honra.
As senegalesas não possuem qualquer ponto, enquanto as congolesa um pts fruto de um empate.WR/MC