Luanda - As selecções de honras de Angola e da Argentina voltam a defrontar-se em 2025, 19 anos depois da derrota de 0-2 dos angolanos no amistoso de preparação para o Campeonato do Mundo, disputado em 2006, na Alemanha.
A boa nova foi anunciada pelo Presidente da República, João Lourenço, durante o discurso de abertura do IX Congresso da JMPLA, na qualidade de Presidente do MPLA.
“Angola convidou a selecção de futebol da Argentina para jogar com os Palancas Negras, em 2025, no quadro das comemorações do 50º aniversário da independência nacional”, afirmou, sob forte ovação dos jovens congressistas.
O convite, de Acordo com o Chefe de Estado, visa aproveitar o bom momento da selecção nacional, recorde-se, qualificou-se antecipadamente para o CAN de 2025, terminando na liderança do Grupo F, com 14 pontos, números nunca antes alcançados.
Sábe-se que será em data FIFA, mas não foi ainda divulgada exactamente quando será o confronto entre africanos e sul-americanos, apesar de ser ponto assente que o estádio 11 de Novembro, em Luanda, será o palco escolhido, pela sua dimenção e qualidade infra-estrutural.
O primeiro e único jogo entre Palancas Negras e "La Albiceleste" foi disputado no dia 30 de Maio de 2006, no estádio Arechi, em Salerno (Itália), com golos de Maxi Rodríguez (17`) e Juan Pablo (39`).
Naquela altura, Angola disputou vários amistosos por África e pela Europa, ganhando competência desportiva para a bela campanha patenteada na sua estreia num mundial no seu histórico futebolístico.
Na Alemanha, o combinado nacional estreou-se com Portugal, com quem perdeu por 0-1, quando a crítica desportiva internacional perspectivava uma goleada. Empatou a zero bolas com o México e a uma com o Irão, com golo histórico de Flávio Amado.
A selecção de Lionel Messi, lidera o Ranking da FIFA, com 1883.5 pontos, enquanto Angola de constelação de estrelas como Gelson Dala, Zito Luvumbo, Mabululu, Zini, Milson e Manuel Benson, entre outras, ocupa o 82.ª lugar com 1298.75 pts.
Na altura do amistoso de 2006, Messi contava com 18 anos de idade. O actual melhor jogador do mundo com oito distinções (2009, 2010, 2011, 2012, 2015, 2019, 2021 e 2023) não integrava o onze inicial, tendo sido colocado em campo aos 63`, em substituição de Javier Saviola.
Constituição da partida amistosa de 2006:
Angola: João Ricardo, Locó, Kali, Marco Abreu, Jamba, Figueiredo, André Macanga, Mendonça, Edson, Mateus Galiano e Akwá.
Suplentes: Mário Hipólito, Lamá, Marco Airosa, Rui Marques, Lebo Lebo, Luís Delgado, Miloy, Zé Kalanga, Love Kabungula (actual técnico-adjunto da selecção), Titi Buengo, Pedro Mantorras é Flávio Amado.
Técnico: Luís de Oliveira Gonçalves
Argentina: Pato Abbondanzieri, Nicolás Burdisso, Gabriel Heinze, Roberto Ayala, Juan Pablo Sorín, Javier Mascherano, Esteban Cambiasso, Juan Riquelme, Hernán Crespo, Maxi Rodríguez e Javier Saviola
Suplentes: Óscar Ustari, Leo Franco, Lionel Scaloni, Fabricio Coloccini, Gabriel Milito, Leandro Cufré, Pablo Aimar, Lucho González, Lionel Messi, Júlio Cruz, Carlos Tévez e Rodrigo Palacio
Técnico: José Pékerman
MC