Luanda - A Selecção Nacional de vela em optimist, visando o Campeonato Africano, a disputar-se de 24 de Setembro a um de Outubro, na cidade sul-africana de Cape Town, será composta por cinco velejadores.
Trata-se de Henrique António, Carlos Jamba, Waldir Francisco, Wilson Camota e Vitória Camota.
O objectivo do conjunto é a revalidação do título obtido em 2019, nas Ilhas Seychelles, segundo afirmou à ANGOP o seleccionador, Rui Albuquerque.
De acordo com a fonte, as primeiras sessões de treino decorrerem no mar da Baía de Luanda para aprimoramento da lubridade do barco, domínio da manobra de embarcação em situação de um clima de pouco vento.
A ideia é fazer com que os atletas consigam, neste clima de fraco vento, tirar o maior rendimento do barco e com isso trabalhar a viragem e largadas dentro das regras da arbitragem.
Rui Albuquerque afirmou que a fase derradeira do trabalho será realizada na contra-costa da Ilha de Luanda, num cenário com mais ondulação e ventos fortes.
Além de Angola, estão confirmadas para o evento, Argélia, África do Sul, Tanzânia, Ilhas Seychelles. Brasil, Austrália e Argentina estarão representadas na condição de convidadas.
Angola foi campeã africana em 2019 em individual feminino, com a Aline Lourenço e Joana Lourenço.
Na mesma prova, em masculinos, o combinado nacional foi vice-campeão com os atletas Româncio Paulo (ouro), Armindo Sousa (prata) e Osvaldo da Gama (bronze).