Luanda - A Selecção Nacional sénior masculina de andebol defronta a Nigéria às 16 horas do dia 17 de Janeiro de 2024, em jogo de abertura (grupo D) do Campeonato Africano, a decorrer até 27 do mesmo mês, no Cairo (Egipto).
No programa de jogos, divulgado pela Confederação Africana de Andebol (CAHB), o combinado nacional mede forças com o Quénia no dia 19 (14 horas) e no fecho da fase inicial evolui diante da Tunísia (20 horas).
A CAHB alterou a data da competição de 19 a 29 de Janeiro para 17 a 27 do mesmo mês, por questões operacionais.
Angola busca a qualificação para o Campeonato do Mundo de 2025, a disputar-se na Croácia, Dinamarca e Noruega.
Para tal, precisará de alcançar ao menos o 4º lugar no africano, para um mundial que contará com a participação de 16 equipas, número recorde conseguido pela primeira vez em 2020, na edição disputada na Tunísia.
Quanto à preparação, que decorre no pavilhão da Cidadela, em Luanda, a equipa liderada por Filipe Cruz conta já com a integração do experiente guarda-redes Giovanni Muachissengue, depois da participação no Campeonato Nacional do Benin, denominado “Moov Africa Pro League`2023”.
O atleta, de 39 anos de idade, vinculado ao Interclube (Angola), reforçou a equipa do Flowers CNSS, onde foi eleito MVP, por duas vezes.
De acordo com o programa federativo, a segunda e última etapa de preparação da Selecção Nacional será realizada de 15 de Dezembro até a véspera da prova, prevendo-se a realização de 10 ou 12 jogos em Portugal, com selecções do Congo, Cabo Verde, além de equipas do FC do Porto e ABC, ambas da primeira Liga portuguesa.
Convocados:
Guarda-redes - Ariel Silva, Fábio Caculo e Geovani Muachissengue
Pontas direito - Cláudio Chicola, Otoniel Pascoal, Pedro Domingos
Centrais - Romé Hebo, Vladmiro Paulo, Manuel Nascimento, Dário de Carvalho, Declerck Sibo, Edvaldo Ferreira, João Pertence, Quito Muacassange, Mayomona e Panzo Rúben José.
Pivôs - Gabriel Teca, Patrício Chicola, Agnelo Quitongo
Laterais direito - Manuel Domingos, Feliciano Couveiro e Adelino Pestana
Ponta esquerdo - Tuizana Vidal, Edivaldo Almeida e Aderito Mazuela
MC