Luanda- Angola perdeu, esta quarta-feira, contra Espanha, por 81-89, numa partida de muita réplica, sobretudo antes do intervalo.
Na partida da segunda jornada do Grupo A do Torneio Pré-olímpico de basquetebol, com sede em Valência (Espanha), Angola perdia ao intervalo por três pontos (43-46).
A postura dos hendecacampeões africanos fazia “sonhar” com nova surpresa igual a registada nos Jogos Olímpicos de Barcelona’92, quando venceram por 83-63.
A experiência dos anfitriões acabou por ser determinante, fundamentalmente quando optaram pelo jogo exterior, numa altura em que se deu uma “branca” entre os angolanos.
A determinado período do desafio, em cinco minutos, Angola marcou apenas três pontos, contra 13 da adversária.
A vencer por oito pontos (67-59), os anfitriões geriram o resultado como podiam, numa altura em que os angolanos melhoraram nos aspectos defensivos e ofensivos.
No último quarto, a selecção nacional chegou a três pontos de diferença (59-71). Nesta altura Selton Melo, Jilson Bango, Sílvio de Sausa e Bruno Fernando justificaram o estatuto de “estrelas” do combinado nacional.
Santi Aldama, da Espanha, foi o cestinha do jogo com 24 pontos - seu recorde pessoal pela selecção.
Willy Hernangómez, por sua vez, obteve um "duplo duplo" : 22 pontos e 10 ressaltos, seguido do base Lorenzo Brown, com 11 assisências.
Do lado de Angola, quatro jogadores passaram dos dez pontos. O destaque foi Jilson Bango, com 15! pontos e nove ressaltos, dos quais seis ofensivos e Selton Miguel 11 pontos, três assistências e três ressaltos.
O representante do país na NBA, pelo Atlanta Hawks, Bruno Fernando, protagonizou um “duplo duplo”, ou seja, marcou 12 pontos e fez 12 ressaltos.
A Espanha venceu, igualmente, na terça-feira, na estreia, o Líbano, por 104-59, e confirmou a liderança do grupo ao derrotar Angola, agora com dois pontos.
O combinado nacional volta a jogar, na quinta-feira (4), às 16:30, com o Líbano, para a terceira ronda do Grupo A. MC