Luanda - Angola defronta às 20:30 desta quarta-feira (3) a anfitriã Espanha, na segunda jornada do Torneio Pré-olímpico em basquetebol, para o Grupo A, com sede em Valência, 32 anos após a ter desfeiteado nos Jogos Olímpicos de Barcelona.
Até então era autêntica utopia se quer pensar vencer a poderosa adversária, mas a vitória improvável aconteceu, por 83-63.
A derrota expressiva de 20 pontos de diferença perante a uma selecção sem grande expressão no mundo (já tinha em África) motivou a mudanças de estratégias, nomeadamente, de formação e de liderança federativa por parte dos espanhóis.
Hoje, quarta-feira (3), às duas selecções iniciam a “luta” por uma vaga entre seis concorrentes, com sede em Valência, para os Jogos Olímpicos de Paris’2024 (França), numa altura em que o favoritismo continua sendo da Espanha.
O Pavilhão Font de Sant Luís será o palco do Gupo A.
Diferente de 1992 em que se quer pensava ter um jogador na maior Liga de Basquetebol do Mundo (NBA), desta vez Angola até tem o poste Bruno Fernando, que evolui no Atlanta Hawks.
Na selecção da Espanha pontifica Willy Hernangomez, pivô do New Orleans Pelicans, líder de um conjunto mais experiente comparativamente ao de Angola.
Sobre este desafio, especialistas nacionais vaticinaram, em declarações à ANGOP, em Luanda, enormes dificuldades para os hendecacampeões africanos, ainda mais depois do triunfo de terça-feira dos espanhóis diante do Líbano, por claros 104-53.
Na óptica dos entrevistados (Kikas Gomes- várias vezes campeão africano e MVP e Carlos Dinis-antigo seleccionador nacional), um jogo de elevada concentração e muita resiliência podiam resultar numa segunda vitória sobre esta potência mundial, de contrário, a derrota será inevitável.
O prova decorre desde terça-feira, em quatro cidades, envolvendo cada uma delas dois grupos de três selecções, num total de 24.
Trata-se das cidades de Riga (Letônia), Piraeus (Grécia), San Juan (Porto Rico) e Valência (Espanha).
Angola está enquadrada no Grupo A, com sede em Valência, ao lado da Espanha, adversária de estreia hoje (3) e o Líbano, na quinta-feira (4).
Valência também será palco do Grupo B, com a Finlândia, Bahamas e Polónia.
Evoluirão em Paris’2024 apenas as primeiras classificadas de cada sede.
Até o momento, então já apurados os EUA, França, Canadá, Sérvia, Alemanha, Austrália, Japão e Sudão do Sul.
Os 12 convocados de Angola para o Torneio Pré-olímpico:
Bases - Childe Dundão e Aginaldo Neto.
Extremo-bases - Eduardo Francisco, Gerson Gonçalves “Lukeni”, Selton Miguel e Luís Pereira.
Exremo-postes – Macaxi Brás e João Fernandes
Postes – Bruno Fernando, Aboubakar Gakou e Sílvio de Sousa.
MC