Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Angola pode jogar no mundial de “Futebol Maracaná”

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 23 Abril de 2023 | 17h38
Ministra Palmira Barbosa recebe embaixador angolano na Côte d’Ivore
Ministra Palmira Barbosa recebe embaixador angolano na Côte d’Ivore
DR

Luanda – Angola foi convidada a participar em 2024, na Côte d’Ivoire, na primeira edição do Campeonato do Mundo de uma modalidade emergente denominada “Futebol Maracaná”, foi anunciado neste domingo, em Luanda.

O convite surge por via do presidente da Federação Internacional de Maracaná e Associados (FIIMA), Bleu Charlemagne, no quadro de uma cooperação que se quer com Angola, tendo em conta as performances desportivas granjeadas no futebol africano e mundial.

O objectivo específico é, a partir de Angola, exportar esta modalidade na região Austral do continente  africano, numa altura em que é praticada em mais de 80 países do mundo, mas apenas do continente Europeu e Americano.

Já os objectivos gerais passam pela sua massificação por todo o continente de modo a ocupar os tempos livres dos jovens, assim como criar sinergias para o estreitamento das relações entre países e povos africanos.

Para o efeito, a ministra da Juventude e Desportos de Angola, Palmira Barbosa, recebeu em audiência, neste domingo, em Luanda, o Embaixador de Angola na República da Côte d'Ivoire, Domingos Feliciano Pacheco.

No encontro, o diplomata angolano na Côte d'Ivoire abordou com a responsável do MINJUD o interesse daquele país em cooperar no domínio desportivo, com realce para o “Futebol Maracaná”, uma variante do futebol de salão ou do futebol de praia, muito praticada em Abidjan, particularmente.

O diplomata angolano referiu que a FIIMA, com sede em Abidjan, tem preparada uma equipa de técnicos para se deslocar a Angola e transmistir conhecimentos sobre a matéria aos jovens estudantes.

Em resposta, a ministra Palmira Barbosa valorizou a iniciativa da Embaixada de Angola na Côte d’Ivoire, bem como a intenção manifestada pelo alto dirigente da FIIMA.

Afirmou que o assunto será objecto de discussão em foro próprio e tão logo estejam criadas as condições o MINJUD fará o inverso, enviando a Abidjan uma delegação de técnicos para aprendizagem das regras de jogo desta variante do futebol. MC

 

 





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+