Luanda – As selecções nacionais de ténis de mesa iniciaram da melhor forma o Campeonato Africano da zona V, em ambos os sexos, que se disputa de hoje (quinta-feira, 29), até ao próximo dia 3 de Julho, em Gaberone, no Botswana.
Neste arranque das competições por equipas, em masculino, a representação angolana venceu o Zimbabwe, por 3-0, enquanto que a feminina também derrotou o Lesotho, pelo mesmo resultado.
Com este resultado, Angola, que defronta, na final, a África do Sul, está já qualificada, por equipas, para o Campeonato Africano, a realizar-se ainda este ano, na Tunísia.
Na edição anterior, em 2022, na cidade sul-africana de Joanesburgo, o combinado nacional terminou na segunda posição da classificação geral, com uma medalha de prata, prova ganha pela África do Sul.
Orientada pelo treinador Manuel Pimenta, chefiada pelo dirigente Hélder Almeida, fazem parte da selecção, os jogadores Elizandro André, Edvane Neto, Domingos Manuel e Luís Mudil.
Completam o grupo, Isabel Albino, Ruth Tavares, Kailane de Sousa, Eugénia Simões e Nelma Moisés.
O evento conta com a presença de representantes de Angola, África do Sul, Botswana, Namíbia, Zâmbia, Malawi, Zimbabwe e Lesotho. VAB