Luanda – Angola conquistou três medalhas, das quais uma de prata e duas de broze, na 13ª edição dos Jogos Africanos, que decorrem em Accra (Ghana) até dia 23 próximo.
Trata-se da xadrezista Ednásia Júnior (prata), que superou no domingo, a nigeriana Peace Samson, para a sexta e última jornada da competição escaquística.
Angola esteve igualmente em evidência na natação, com a atleta Rafaela Santo, que arrebatou uma medalha de bronze, nos 1500 metros livres, ao cronometrar o tempo de 18 minutos: 38 segundos e 70 décimos.
A nadadora, que evolui nos Estados Unidos da América (EUA), foi apenas superada pela sul-africana Van Renseburg CF, que conquistou medalha de ouro, ao cronometrar 16 minutos:47 seg e 61décimos e pela egípcia HamedLojune (prata), com a marca de 17:13.46, numa lista de seis atletas.
Angola subiu também ao pódio na luta olímpica, estilo greco romano, com Roberto Nsangua, que obter o bronze nos 87 kg.
Enquanto isso, as selecções nacionais de Karaté-dó e ténis terminaram as suas presenças no evento sem nenhuma medalha.
O país, saliente-se, também é representado na competição pela selecção nacional sénior feminina de andebol, Judo, Taekwondo, MMA, Voleibol e Ciclismo.
Na edição passada realizada em 2019, em Rabat (Marrocos), Angola ficou em 16º lugar com um total de oito medalhas, das quais duas de ouro e igual número de prata e quatro de bronze.
O Egipto foi o campeão com 273 medalhas, das quais 102 de ouro, 98 de prata e 73 de bronze. JAD/FN