Luanda - A Selecção Nacional sénior feminina de andebol venceu, esta quarta-feira, a similar do Senegal, por 22-21, num jogo totalmente equilibrado, da prova que decorre no pavilhão Multiúsos do Kilamba, em Luanda.
Desconcentradas no início, as angolanas perdiam por 4-0 até aos sete minutos em que Isabel Guialo "Belinha" marcou o primeiro golo, em jogo presenciado pela Vice-Presidente da República, Esperança da Costa, e outros membros do Governo.
A recuperação das campeãs africanas iniciou-se a partir do minuto 23, quando reduziram a desvantagem em 9-11 e terminaram a primeira parte com iguais 11-11.
O reatamento foi como que a “ressurreição”. Mais equilibrada do ponto de vista psicológico, Angola melhorou o seu jogo defensivo e ofensivo, perante a uma adversária que, também, podia muito bem vencer a partida.
O desafio terminou com o Angola a confirmar o seu estatuto de 15 vezes campeã do continente africano.
No primeiro jogo desta ronda inaugural, Camarões e Congo Brazzaville empataram a 21 golos, quando ao intervalo as congolesas venciam, por 12-9.
Na segunda jornada, quinta-feira, o Congo defronta Angola a partir das 18 horas. Antes (16h), o Senegal enfrenta os Camarões.
A primeira classificada do quarteto qualifica-se para os Jogos Olímpicos de Paris`2024.MC