Luanda - A Selecção Nacional de andebol de cadete feminino defronta, sexta-feira, a similar da Guiné, na meia-final do Campeonato Africano, que decorre em Monastir, Tunísia.
Em caso de vitória, a equipa de Angola chega à final da prova e garante o apuramento directo ao Campeonato do Mundo da categoria, a ser disputado na China, em 2024. Hoje, quinta-feira, regista pausa na competição continental.
Nos quartos-de-final, na noite de quarta-feira, as representantes do país venceram, por 21-17, a selecção anfitriã (Tunísia), enquanto que a Guiné eliminou a República Democrática do Congo (RDC), por 34-14.
As duas formações apresentam um andebol semelhante, com as angolanas mais dotadas tecnicamente, ao passo que a formação adversária tem, na altura e peso, os principais factores, que possam dificultar as oponentes.
Angola, na fase regular, esteve inserida no grupo B, com vitória expressiva na estreia de 31-17 sobre Marrocos, também triunfo de 27-13, a República Democrática do Congo, e fechou com derrota de 23-25 com à campeã em título, o Egipto.
Em relação a formação Guineense, esteve no grupo A, na estreia consentiu empate a 18 golos, diante da Tunísia, vitória por 23-20 frente à Nigéria, e encerrou com triunfo de 29-17 sobre Argélia.
Angola soma três títulos continentais, em 2009, 2011 e 2013. WR/VAB