Luanda – Angola perdeu hoje (terça-feira) diante de Portugal, por 0-4, em jogo da segunda jornada do Grupo A da 46ª edição do Campeonato do Mundo de hóquei em patins, que decorre em Novara, na Itália.
Depois da goleada sofrida na estreia, por 1-7, perante Argentina, hoje, a selecção angolana manteve o rigor defensivo, mesmo depois de ter sofrido um golo, aos quatro minutos, por intermédio de Helder Nunes, foi incapaz de travar o adversário.
O guarda-redes angolano, Francisco Veludo, assumiu a responsabilidade em evitar que mais golos fossem marcados pelos lusos até ao intervalo.
Na segunda parte, na gestão do seu plantel, o seleccionador Rui Neto, fez as alterações pontuais, mas foi Portugal quem voltou a marcar, desta vez, por João Rodrigues, que soube tirar proveito da distracção da defesa angolana.
Assegurada à vitória, os campeões europeus entraram novamente para as contas com mais um golo de Gonçalo Alves, sem que muito fosse feito, para evitar mais um "desaire" na finalização.
João Rodrigues, voltou a marcar para os lusos, quando faltavam jogar um minuto.
João Pinto, na cobrança de um penalti poderia ter reduzido a marcha do marcador, ao permitir a defesa do guarda-redes português Ângelo Girão.
A equipa vice-campeâ africana encerra a fase regular, na quarta-feira, às 12h00, ante os EUA, e as 17h30, no duelo de campeões, Argentina vai defrontar Portugal, na definição do líder do referido grupo da competição, que termina no próximo domingo.
Angola almeja a melhoria do sexto lugar da edição anterior, que decorreu em 2022, em San Juan, na Argentina.WR