Luanda – A Selecção juvenil de Artes Marciais Mistas (MMA), em ambos os sexos, conquistou 16 medalhas na 7.ª edição do Campeonato Africano, que decorre de 27 de Maio a 1 de Junho, em Windhoek (Namíbia).
No evento, que tem como palco a Academia “Hybrid Fitness Center”, os angolanos conquistaram, no seu primeiro dia de prova, nove medalhas de ouro, seis de prata e uma de bronze.
Conquistaram o ouro Cláudio Fontoura (57kg), Lucas Mendes (48kg), Paulo Afredo (52.2kg), Marco Amaro (-120kg), Milfa Nicolau (83kg), Joveth Mavimgu (65kg), Joana Bel (62kg), Gisela Luna (48kg), Mayra Lemos (62kg) e Stelvina Muhanha (44kg).
Alícia Capita (48kg), Yessu Lima (57kg), Generosa Catila (44kg), Leonildo Cangombe (52.2kg) e Gilberto Monteiro (-120kg) arrebataram a prata, ao passo que Júnior Pinto (61kg) obteve o bronze.
O grupo, composto por 76 atletas, entre juvenis, juniores e seniores, em ambos os sexos, almeja revalidar o título continental, conquistado em Setembro de 2023, em prova disputada no Pavilhão Multiuso do Kilamba, em Luanda.
Angola entra novamente em cena esta quarta-feira em seniores masculinos com Francisco Tchapaina, Adilson Serrão e Nivanio Novais (52.1 kg- peso palha), Mafuana Mbungo, Graciano Brecio e Pedro Pascoal (56.7 kg - peso mosca), Afonso Vemba, Melson Prata, Adalberto Ntyamba e Leonardo Pascoal de 61.7kg (peso galo).
A competição africana conta com a participação da anfitriã Namíbia, Ghana, Egipto, Zâmbia, África do Sul, Camarões, Zimbábue, Nigéria e a República Democrática do Congo (RDC).
Na edição passada, os angolanos coleccionaram um total de 39 medalhas, entre as quais 18 de ouro, 14 de prata e sete de bronze. IN/MC