Luanda – Angola apurou-se esta sexta-feira, em Rabat (Marrocos), para a final do Campeonato Africano de futsal ao vencer o Egipto, por 7-3, protagonizando já um facto inédito no histórico interno da modalidade.
Ao intervalo, o desafio encontrava-se igualado a duas bolas.
Esta partida das meias-finais, disputada no Pavilhão Salle Prince Moulay Abdellah, ficou marcada pela eliminação da tricampeã africana.
Os golos da selecção angolana foram apontados por Hélber (três vezes), Chico, Pesado , Gomito e Anderson, enquanto que Raheen, Boody e Saeed marcaram pelos contrários.
Atleta angolano Hélber foi eleito o melhor jogador em campo.
Hélber contribuiu com um "hack trick" na goleada histórica dos angolanos.
A vitória permitiu ainda aos comandados de Marcos Antunes carimbarem o passe para a 10ª edição do Campeonato do Mundo, a decorrer no Uzbequistão, entre os dias 14 de setembro e 6 de Outubro.
Na final, Angola terá pela frente o vencedor da outra meia-final, a ser disputada entre a anfitriã Marrocos e a Líbia, ainda hoje.
Trata-se da quarta participação de Angola num evento do género, depois da presença nas edições da Líbia 2008, África do Sul (2016) e Marrocos (2020). Nesta última, conquistou a medalha de bronze (terceiro lugar).
VAB/MC