Luanda - O ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, confirmou, esta sexta-feira, em Luanda, que o país vai realizar um torneio de Artes Marciais Mistas (MMA), em Abril de 2025.
Ao falar à imprensa, após uma recepção ao lutador angolano Demarte Pena, na sede do Ministério da Juventude e Desportos (MINJUD), o governante afirmou que o torneio amador vai culminar com um combate profissional do atleta, caso o agente e a empresa promotora não vejam nada ao contrário.
O titular do cargo, ainda sobre Demarte Pena, reconheceu ser um grande nome no mundo e o MINJUD está a trabalhar para torná-lo uma referência a nível do país.
Na ocasião, o ministro garantiu que o Governo vai trabalhar com todos e devem ser tratados ao mesmo nível, embora existam, em Angola, poucos atletas como o Demarte Pena.
“Nós é que temos de exponenciar o Pena e não o contrário, porque ele já fez pelo país o que um atleta deveria ter feito e cabe retribuir ao atleta aquilo que merece”, disse. Sobre a inquietação de Pena, que solicita apoios, o ministro reiterou que continuam a trabalhar e vão em breve resolver o assunto.
“Para nós é um orgulho o Pena ter muitos troféus desta natureza”, concluiu.
Por sua vez, Demarte Pena mostrou-se satisfeito, novamente, pelo reconhecimento na sua terra natal, por isso, aguarda com grandes interesse, o que se abordou com o ministro.
Durante a sua estadia em Luanda, prometeu apoiar a Federação Angolana de Artes Marciais Mistas (FAMMA), e como patriota, sente-se obrigado apresentar e deixar um troféu para o Presidente da República, João Lourenço.
Prestes a iniciar competição na UFC, Pena confirmou que o ministério promete fazer um pouco mais, por esta razão, acha bastante gratificante estar neste nível, fazer mais pelo país e vice-versa.
O angolano Demarte Pena apresentou a sua medalha de ouro, conquistada recentemente no mundial de Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. IN/VAB