Lubango – Angola acolhe, pela primeira vez, em Julho de 2025, em Luanda, os campeonatos africanos de Judo em cadetes e juniores em ambos sexos, soube a ANGOP, no Lubango, província da Huíla.
A prova já está confirmada, estando as autoridades a trabalhar na criação de condições para que seja realizada a preceito, afirmou, no Lubango, o presidente da Federação Angolana de Judo (FAJ), Hermenegildo dos Santos.
Em declarações à ANGOP, à margem dos nacionais de cadetes e juniores que a Huíla acolheu, o dirigente anunciou que, em 2028, o país acolhe o africano de seniores masculinos e femininos, que vai reunir a nata da modalidade em África e impulsionar a massificação da disciplina.
Sem revelar o orçamento para cobrir as provas, disse estar-se a trabalhar com o Ministério da Juventude e Desportos para assegurar as questões logísticas do evento de 2025.
Assinalou que a prática do judo no país está a ganhar corpo, pois o número de praticantes chegou aos 600, “fruto de um árduo trabalho de massificação levado a cabo a nível das províncias”.
Do número de atletas, disse a fonte, há uma maior representatividade feminina, incentivadas pelas constantes realizações dos campeonatos provinciais e nacionais de judo em juniores e cadetes.
Apontou a necessidade de apostar-se em provas locais, pois a Federação tinha o registo, em 2021, de 200 judocas e hoje já são 600, uma marca que pode tornar o país numa potência da modalidade em África. JT/MS