Luanda - A Selecção Nacional de ténis estreia-se, esta quarta-feira, diante da Argélia, em jogo da Taça Davis África Grupo IV, que se disputa até domingo, nos campos da Academia do Kikuxi Villas Club (KVC), no município de Viana, em Luanda.
De acordo com o sorteio, realizado hoje (terça-feira), no palco inédito da competição mundial, os jogadores de Angola cruzarão, no Grupo A, também com o Senegal, no dia 20, e com os Camarões, em 21.
Realizado pela primeira vez no país, o conhecido Campeonato do Mundo, versado para a Região IV da África, envolverá 32 tenistas de oito países, designadamente, a anfitriã Angola, Argélia, Burundi, Camarões, Quénia, RD Congo, Rwanda e Senegal.
A cerimónia de abertura será feita pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, seguindo-se o jogo inicial, às 10 horas.
Disputado por três séries, no sistema de todos contra todos, a prova promove os dois primeiros classificados para o Grupo III, devendo os dois últimos baixarem para o Grupo V.
Angola estreou-se neste evento em 2001 e até à data o seu melhor registo ocorreu na edição de 2003, onde obteve o sétimo lugar.
A última participação do país foi em 2021, em Brazzaville, no Congo.
A Taça Davis é o Campeonato Mundial de Ténis por equipas nacionais masculinas, enquadrada no calendário da Federação Internacional da modalidade (ITF, sigla em inglês).
Para o certame de Luanda, a Selecção Nacional é constituída pelos tenistas Chris Lukano André, Fernando André, Daniel Domingos, Félix André e Emerson Pedro, capitaneada por Nelson Almeida. JAD/VAB
.