Luanda – O antigo guarda-redes da selecção nacional sénior masculina de andebol João Vigário faleceu esta sexta-feira, em Houston, Estados Unidos da América, vitima de doença, aos 63 anos de idade.
Figura de destaque na modalidade dos sete metros, onde partilhou a quadra com ex-jogadores como Pedro Godinho, Jecko, Hermenegildo Jasse, Pirula e tantos outros que marcaram uma etapa do andebol, Vigário iniciou a sua carreira no andebol no Clube Neves Bendinha.
Posteriormente, jogou pela Escola Industrial de Luanda Oliveira Salazar, actual Instituto Médio Industrial de Luanda (IMIL).
Mas foi no 1º de Agosto onde se notabilizou, ao jogar seis temporadas e se sagrar penta campeão nacional, tendo ainda vencido quatro Taças de Angola. A primeira medalha de bronze continental ganha pelos “militares” contou com a sua contribuição.
Pós fim à carreira aos 24 anos de idade, depois de disputar a Taça de África das Nações, que decorreu no Pavilhão da Cidadela, na capital angolana, Luanda.
João Vigário foi treinador de guarda-redes no Atlético Sport Aviação (ASA) e integrante da Comissão Técnica Nacional Feminina, grupo liderado por Beto Ferreira.WR