Lubango - A equipa sénior feminina de andebol GDR ENDE Huíla, que representa a província no nacional que arranca neste sábado, no Lubango, beneficiou nesta quinta-feira, de material desportivo doado pelo governador local, Nuno Mahapi.
O material composto por ténis, fatos olímpicos, bolas, t-shirts e calções, meias e luvas foi entregue numa altura em que a equipa se estreia no 43º Campeonato Nacional Sénior Feminino de Andebol, que decorre de 16 a 23 do mês em curso, na cidade do Lubango.
Ao falar após a entrega do material, o governador Nuno Mahapi afirmou que não podiam ficar indiferentes, pois trata-se da única equipa da província a participar no campeonato e tinha-se de fazer alguma coisa, não só por ela, mas para incentivar o surgimento de outras.
"Talvez daqui a alguns anos teremos grandes jovens, não só no campeonato feminino, mas também no masculino de andebol, na pré-selecção angolana e também no exterior do País", augurou.
Declarou que está-se a pensar em fazer o desporto no seu todo, mas o objectivo é cuidar das equipas existentes, em função das condições, tendo como foco primário o desporto escolar, razão pela qual todas as obras em curso integram a componente desportiva.
De acordo com o governador, a ideia é que o desporto como disciplina nas escolas seja uma valia aplicável para os campeões nascerem das estruturas escolares.
"Se tivéssemos mais condições e recursos financeiros não fazíamos só as olimpíadas escolares de algumas modalidades, seríamos mais ousados, mas vamos continuar a lutar e buscar recursos para que a iniciativa seja feita regularmente", continuou.
Reafirmou que o desporto escolar vai continuar a ser o foco do governo da província, com vista a fazer do mesmo uma oportunidade para rentabilizar as infra-estruturas existentes na Huíla.
Referiu que com a oportunidade de realizar o campeonato, não só sai a ganhar a província, mas o País no seu todo, pois para além de descobrir novos talentos no desporto, a Huíla afina a sua capacidade de organização de eventos desportivos.
O 43º Campeonato Nacional sénior feminino de Andebol conta com total de 11 equipas, em representação de cinco províncias do País, nomeadamente a Huíla, Namibe, Cabinda, Benguela e Luanda.