Luanda - As atletas que evoluem no exterior Cartolina Morais (Vipers Kristiansan da Noruega), Isabel Guialo (Fleury Loirent de França) e Albertina Kassoma (C.S Rapid Bucareste da Roménia) são as principais referências entre as 18 andebolistas convocadas hoje para o campeonato africano em Yaoundé, nos Camarões.
Eis as seleccionadas:
Guarda- redes: Teresa Almeida "Bá" (Petro de Luanda), Helena de Sousa (HBC St Amand de França) e Paulina da Silva (1º de Agosto)
Laterais-direito: Wuta Dombaxe (1º de Agosto) e Azenaide Carlos (Prodravka Vegeta da Croácia)
Laterais-esquerdo: Stélvia Pascoal (Petro de Luanda) e Magda Cazenga (Petro de Luanda)
Centrais: Helena Paulo (1º de Agosto), Isabel Guialo (Fleury Loirent de França) e Marília Quizelete (Petro de Luanda)
Pontas-direito: Juliana Machado (1º de Agosto), Cartolina Morais (Vipers Kristiansan da Noruega) e Natália Fonseca (Petro de Luanda)
Pontas-esquerdo: Vilma da Silva (1º de Agosto), Natália Bernardo (1º de Agosto) e Dalva Peres (1º de Agosto)
Pivotes: Albertina Kassoma (C.S Rapid Bucareste da Roménia) e Liliana Venâncio (1º de Agosto).
A competição acontece de 8 a 18 de Junho e Angola tem como objectivo a conquista do título, de acordo com o seleccionador Filipe Cruz, que anunciou as convocadas esta tarde, na sede da federação, no complexo da Cidadela.
Com oito atletas, o 1º de Agosto domina a lista, seguido do Petro com cinco.
O grupo vai concentrar-se a 23 deste mês, depois da disputa da 28ª edição da Supretaça africana, entre o Petro e o 1º de Agosto, e no dia seguinte (24) viaja para a Polónia para um estágio pré-competitivo de 10 dias, onde perspectiva realizar quatro jogos de controlo.
O treinador disse que em função do pouco tempo de preparação, optou por um grupo que conhece bem e oferece garantias para alcançar o titulo.
O campeonato africano será disputado por 12 selecções, mais duas em relação as anteriores provas.
Angola integra o grupo C e vai defrontar no dia 9 de Junho a similar de Cabo Verde, dia 11 a Argélia e no dia 13 o Congo Brazzaville.