Luanda - O regresso de Isabel Guialo “Belinha” e a ausência de Magda Cazanga são os destaques da convocatória da Selecção Nacional sénior feminina de andebol para o IIº Ciclo de Treinamento da semana IHF, a decorrer de 31 deste mês a 14 de Abril, em Luanda e Hungria.
Segundo uma nota da Federação Angolana de Andebol (FAAND) a que a ANGOP teve acesso, esta terça-feira, na capital do país, os treinos enquadram-se na preparação para o Campeonato do Mundo, de 27 de Novembro a sete de Dezembro deste ano, na Alemanha e Países Baixos.
Belinha, central do 1.º de Agosto, de 34 anos de idade, esteve afastada das últimas convocatórias por lesão e também falhou o Campeonato Africano (CAN´2024), disputado na RDC, em que as pérolas conquistaram o 16.º título continental.
Duas vezes campeã africana, a experiente internacional possui um vasto currículo, composto por vários prémios, tanto individuais como colectivos.
Ao serviço dos “militares”, conquistou seis títulos nacionais, uma Liga dos Campeões e um Mundial de Clubes.
Individualmente, foi a melhor marcadora da selecção nacional no Mundial da Sérvia, em 2013, com 30 golos, fazendo parte da lista das 37 melhores marcadoras da competição.
Eleita MVP do mundial da Alemanha, no jogo contra a Romênia, em 2017, foi a melhor central da África em 2018.
A andebolista esteve também ligada ao Kisvárdai Kézilabda Club da Hungria, na época 2018/2019, onde foi a melhor marcadora do clube, com 102 golos.
Isabel Guialo esteve presente nos Jogos Olímpicos do Brasil, em 2016, em que Angola chegou nos quartos-de-final.
Quanto à meia-distância do Petro de Luanda, Magda Cazanga, de 32 anos de idade, que se notabiliza pelo porte físico, leitura de jogo e capacidade de remate, não faz parte da lista de convocadas divulgada pelo seleccionador espanhol Carlos Viver.
Campeã do CAN´2024, na RDC, a atleta participou igualmente nas edições do Congo Brazzaville (2018) e Camarões (2021).
Esteve ainda presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (Brasil), em 2016.
Além dos “tricolores”, militou no Balonmano Salud Tenerife de Espanha (2019-2022) e CS Minaur Baía Mare da Romênia (2023-24).
Eis as convocadas:
Guarda-redes – Eliane Paulo (1.º de Agosto), Marta Alberto e Swelly Simão (Petro de Luanda)
Central – Helena Paulo (CSM Targu Jiu da Romênia), Chélcia Gabriel (Petro de Luanda), Isabel Guialo e Regina Marcos (1.º de Agosto)
Lateral Direita – Azenaide Carlos (Corona Brasov da Roménia) e Juliana Machado (Petro de Luanda)
Lateral Esquerda – Bernardeth Belo (1.º de Agosto), Vilma Nenganga (Petro de Luanda) e Stélvia Pascoal (Saint-Amand PH de França)
Pivô – Albertina Kassoma (Rapid Bucarest da Romênia), Donana Epalanga, Liliane Mário (1.º de agosto), Estefânia Venâncio (Petro de Luanda) e Liliana Venâncio (Dunarea Braila da Romênia)
Ponta Direita – Dolores do Rosário, Balbina Nunda (1.º de Agosto), Natália Fonseca (CSM Iași da Romênia) e Márcia Manuel (Petro de Luanda)
Ponta Esquerda – Nairia Caquintas (Petro de Luanda), Marcela Tati (1.º de Agosto) e Marília Quizelete (Petro de Luanda). IN/MC