Luanda - O atacante do Petro de Luanda, Alexandre Guedes, terminou o vínculo contratual de uma época com os “tricolores”, tricampeões do Campeonato Nacional de futebol “Girabola”.
Guedes foi contratado em 2023 para ajudar a equipa na conquista das duas maiores provas da modalidade no país, e fê-lo, designadamente, Girabola, Taça de Angola e Supertaça.
Não é público o destino do futebolista português formado no Sporting.
O ex-tricolor já representou, igualmente, no seu país, o Paços de Ferreira.
Mais mediática foi a transferência de Deivi Miguel “Gibelé” do Petro de Luanda para a África do Sul, onde assinou, sexta-feira, um contrato por três anos com o Orlando Pirates FC.
O atleta, de 23 anos de idade, conquistou cinco títulos pelo Petro de Luanda: dois Campeonatos Nacionais (2022/23 e 2023/24), duas Taças de Angola (2022/23 e 2023/24) e uma Supertaça (2023).
Gibelé notabilizou-se no Campeonato Africano das Nações (CAN’2023), decorrido na Côte d’ Ivoire, onde Angola alcançou os quartos-de-final.
Formado pelo Atlético Sport Aviação (ASA), também representou o Real Sambila (2019/20), além do Recreativo do Libolo (2020/21 e 2021/2022).
O outro jogador do Petro de Luanda que se transferiu, igualmente, para uma equipa sul-africana, é Carlinhos do Carmo.
O médio ofensivo de 29 anos de idade junta-se ao Cape Town City, da África do Sul, por duas temporadas.
Tratou-se de um regressou em 2022 ao Petro de Luanda, seu clube de formação, depois de uma curta passagem pelo Sagrada Esperança da Lunda Norte.
Carlinho, recorde-se, foi protagonista da transferência mais comentada pela imprensa, sobretudo africana, quando foi contratado em 2020 pelo Young Africans da Tanzânia.
Na sua recepção, no aeroporto local, e depois por longa passeata pela capital do país africano, estiveram centenas de adeptos para darem as boas-vindas ao jogador na altura com 25 anos de idade.
No entanto, o "casamento" terminou em divórcio antes mesmos de concluído os dois anos de contrato, por incumprimento por parte do Young Africans.MC