Luanda – O ex-internacional Fabrice Maieco “Akwá” considerou esta quarta-feira, em Luanda, negativo o empate caseiro a uma bola com os Camarões, na dupla jornada das eliminatórias da zona africana de apuramento ao Campeonato do Mundo de Futebol, a disputar-se em 2026 nos EUA, Canadá e México.
Em declarações à ANGOP, afirmou que o empate de terça-feira, no Estádio 11 de Novembro, não corresponde às aspirações de Angola de voltar à fase final de um mundial, depois de ter estado na edição da Alemanha, em 2006.
Entretanto, acredita em melhores resultados numa altura em que as hipóteses de qualificação para o mundial continuam sendo as mesmas, apesar de não estar em primeiro lugar no grupo D.
O antigo capitão da Selecção Nacional, também designada por “Palancas Negras”, referiu-se ao guarda-redes Neblú como sendo dos atletas que mais confiança transmite ao grupo.
Em relação ao sector defensivo, com a integração de David Carmo, Clinton da Mata e Sandro Cruz, é de opinião que trouxeram outra estabilidade e aumentaram o leque de opções do treinador, Pedro Gonçalves.
Akwá falou sobre Tó Carneiro, Pedro Bondo e lembrou de Bastos Quissanga como possíveis opções que constituiriam mais-valia.
No sector ofensivo, destacou o extremo Manuel Benson que entrou bem no elenco, adaptou-se e demonstra qualidade.
Já sobre o atacante Randy Nteka considera ser um jogador batalhador, enquanto Fredy e Show no meio-campo, continuam a dar o seu contributo.
Segundo a fonte da ANGOP, dos 28 jogadores convocados para este duplo compromisso, Manuel Benson e Randy Nteka foram as maiores surpresas.
Para o antigo capitão, os dois pontos perdidos contra os Camarões podem tornar as contas ainda mais difíceis, pois disputará o primeiro jogo da segunda volta no dia 16 de Março de 2025, na cidade de Tripolli (Líbia).
Para qualificar-se ao mundial de 2026, Angola deve vencer todos os jogos em casa, nomeadamente, com Cabo Verde, no dia 23 de Março de 2025, seguido da Líbia, 31 de Agosto e dia sete de Setembro contra as Ilhas Maurícias.
O autor do único golo que qualificou Angola para o Campeonato do Mundo da FIFA (Alemanha 2006), em Kigali, Rwanda, lembrou que naquela ocasião venceram todos os jogos em casa e foram empatar na condição de visitante com a Argélia e Nigéria, por uma bola.
Enquadrada no grupo D, Angola ocupa o quarto lugar, com seis pontos, depois de ter vencido o Eswatini, por 1-0, na terceira jornada, também no Estádio 11 de Novembro.
A Selecção dos Camarões lidera com oito pontos, enquanto Cabo Verde é segunda e a Líbia terceira com sete pontos cada.
As Ilhas Maurícias é quinta classificada com quatro pontos, ao passo que o Eswatini ocupa a sexta e última posição, sem pontuar.
Fabrice Alcebiades Maieco “Akwá”, de 47 anos, estreou-se a 8 de Janeiro de 1995, num amigável, frente à selecção Moçambicana, lançado por Carlos Alhinho, quando estava apenas com 17 anos.
Ao serviço do conjunto angolano, defendeu as cores da selecção na Taça COSAFA (1999, 2001 e 2004) e no Campeonato do Mundo (Alemanha 2006).
Foi um dos principais responsáveis pela classificação histórica do país, sendo também o jogador mais internacional de sempre da Selecção Angolana.
Representou clubes como o Nacional de Benguela, Benfica de Lisboa, Alverca, Académica de Coimbra, Al-Wakrah SC, Al-Gharafa, Qatar SC e Petro de Luanda. IN/MC