Luanda – O base angolano Aginaldo Neto deixou a NBA Academy África e transferiu-se para o Bella Vista College Prep, uma academia privada sediada em Phoenix, no Estado de Arizona (EUA).
Segundo uma informação veiculada recentemente no sitio da NBA Academy África, localizada no Senegal, a promessa do basquetebol nacional está agora em um ambiente competitivo do basquetebol norte-americano, após as épocas de 2023 e 2024.
A mudança para os Estados Unidos da América coloca Aginaldo mais perto de realizar o sonho de jogar basquetebol profissional, tendo agora uma estrutura e visibilidade muito maior.
Com esta transição, encontra-se, também, mais próximo dos treinadores, “scouters” (olheiros) e dos órgãos de comunicação social para o desenvolvimento de sua carreira.
Formado nos escalões de base do Kilamba Basquetebol e no 1.° de Agosto, Aginaldo Neto destaca-se pela sua habilidade técnica e visão de jogo.
A jovem promessa recebeu diversas ofertas de bolsas de estudo da 1ª Divisão da Associação Atlética Universitária Nacional (NCAA).
Igualmente, teve ofertas das Universidades de Nebraska Cornhuskers e San Diego State Basketball, ambas dos Estados Unidos da América.
Aginaldo Neto, de 18 anos de idade e 1,89 metros de altura, conquistou uma Liga dos Campeões Africanos de Basquetebol (BAL´2024), pelo Petro de Luanda, ocorrido este ano, em Kigali.
Ao serviço da Selecção Nacional, disputou o Afrobasket Sub-18 de 2022, no Madagáscar, e em Setembro último, na África do Sul.
Estreou-se na selecção principal em 23 de Fevereiro deste ano, em um jogo da campanha de qualificação ao Afrobasket´2025, contra a Guiné.
Também foi suplente utilizado diante da Tunísia e Quénia. IN/MC