Pretória (Do enviado especial) - O base Aginaldo Neto protagonizou um facto histórico no seu início de carreira profissional, ao concretizar os dois últimos pontos, no jogo em que o Petro de Luanda derrotou, no domingo, CapeTownTigers da África do Sul, por 100-88.
No desafio da 2ª jornada da Conferência Kalahari da Liga Africana de Basquetebol (BAL-sigla em inglês), disputado no pavilhão SunBet Arena, em Pretória, o atleta entrou a 52 segundos para o fim e teve tempo de sofrer uma falta e ele mesmo fixar o marcador em chapa 100.
De 17 anos de idade, Aginaldo, que figura entre os 40 melhores jovens atletas do mundo, eleitos pela Federação Internacional de Basquetebol (FIBA), marca assim na sua estreia na prova e ainda contribuiu para o resultado expressivo dos “tricolores”.
A promessa angolana, em formação na NBA África Academy, com sede no Senegal, mereceu a confiança do técnico José Neto, depois de no jogo da primeira ronda, sábado, não ter sido opção, na derrota de 73-82 ante o Fus Rabat de Marrocos.
Bastante aplaudido pelos colegas, o jovem jogador foi ainda alvo de uma saudação especial por parte dos responsáveis da NBA, presentes no pavilhão Sun Bet Arena.
O base, de 1.88m, evolui pelo emblema "tricolor" ao abrigo dos regulamentos da prova continental, onde os clubes participantes devem inscrever dois jogadores com menos de 20 anos de idade, um dos quais proveniente da Academia da NBA África.
No mês de Fevereiro, Aginaldo Neto esteve na Tunísia, ao serviço da Selecção Nacional sénior masculina, na campanha de apuramento ao Afrobasket`2025, tendo feito parte dos três desafios contra a Tunísia, Quénia e Guiné. WR/MC