Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Agentes desportivos no Bié defendem mais investimentos no futebol

     Desporto              
  • Bié • Sábado, 27 Maio de 2023 | 12h42
Jogo entre Recreativo da Nharêa e o Recreativo do Quela de Malanje
Jogo entre Recreativo da Nharêa e o Recreativo do Quela de Malanje
Aurélio Segunda-ANGOP

Cuito - Os agentes desportivos na província do Bié defenderam hoje, na cidade do Cuito, a necessidade das autoridades locais e privados investirem mais na modalidade de futebol, para permitir a descoberta de novos talentos.

Os agentes falavam durante uma mesa redonda, em que se reflectiu o futebol de ontem, de hoje e seus desafios", realizada no âmbito 25 de Maio, Dia da Associação Provincial de Futebol do Bié.

Jacinto dos Santos José, antigo treinador e dirigente desportivo, referiu que, só com maior investimento, quer em treinadores quer em infra-estruturas, se poderá lapidar mais atletas,
que futuramente poderão engrandecer os clubes e a selecção nacional.

Lamentou o facto de não haver incentivo aos treinadores, que, segundo ele, constitui uma condição fundamental para o desenvolvimento desta modalidade a nível desta região e do país.

Sem citar nomes, lembrou que o Bié já formou vários jogadores, que competiram em provas nacionais e internacionais, mas há muito que já não acontece.

Já Inácio Walima, investigador desportivo, solicitou a criação de mais infra-estruturas desportivas, bem como a aposta na medicina desportiva, para se alcançar um futebol de alto nível competitivo.

Disse que o futebol constitui uma máquina empregadora, principalmente para jovens, daí que o investimento na mobilidade vai igualmente contribuir no desenvolvimento do país.

Por seu turno, o presidente da Associação Provincial de Futebol (APF), Augusto Teles Diniz Bongue, afirmou que a instituição tem persuadido o governo local, no sentido de erguer e melhorar as infra-estruturas, com vista a massificação da modalidade e não só.

Quando à formação, pontualizou que, nos últimos dois anos, a Associação Provincial de Futebol conseguiu formar 75 treinadores e 52 árbitros.AS/PLB





A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+