Luena – O técnico do Bravos do Maquis do Moxico, Mário Soares, reconheceu a superioridade dos adversários que enfrentará na fase de grupos da Taça da Confederação Africana de Futebol, cujo sorteio aconteceu esta segunda-feira, na sede da CAF, no Egipto.
Na fase de grupos, o Bravos do Maquis, um dos três embaixadores angolanos nas competições africana de futebol, enfrentará, no grupo A, o CS Constantine da Argélia (terceiro classificado da última temporada do campeonato argelino), Simba da Tanzânia (3º classificado) e CS Sfaxien da Tunísia (3ºclassificado).
Reagindo ao sorteio, o técnico maquisarde considerou ser um grupo que obrigará o Maquis a uma maior concentração para conseguir efectuar uma surpresa diante destes adversários, cujo respectivos campeonatos classificou como “muito competitivos”.
“ Se analisarmos os campeonatos dos respectivos clubes, só o Simba da Tanzânia está num campeonato abaixo do Ranking do Girabola, mas é um clube que tem estado muito melhor”, disse.
Ainda assim, Mário Soares disse que acredita no potencial do seu plantel, prometendo estudar de forma pormenorizada os adversários, para garantir uma campanha aceitável ao clube.
Já o secretário técnico do clube, Paulo Tomás, considerou ser um sorteio “normal”, sustentando que “quem chega a esta fase deve estar preparado para defrontar todos adversários”.
Garantiu que a direcção do clube iniciará a efectuar a planificação do orçamento para ser apresentado à patrocinadora, de modo a garantir ao Maquis uma “boa competição”.
O dirigente desportivo reiterou que o objectivo nas hostes maquisarde passará pela passagem da fase de grupos.
Para chegar à fase de grupos da Taça da Confederação, o Maquis deixou pelo caminho o Coastal Union da Tanzânia por 3-0 e 0-0, respectivamente, na primeira e segunda mão da primeira eliminatória de acesso à fase de grupos.
Na segunda eliminatória, os maquisardes venceram o Saint-Élio Lupopo da República Democrática do Congo (RDC) por 1-0 e 1-2, respectivamente, nas duas mãos, garatindo a presença histórica na fase de grupos desta segunda maior competição do continente africano.
Fundado a 27 de Julho de 1983, internamente, o teceiro lugar obtido no Campeonato Nacional de Futebol “Girabola” em 2015 foi a melhor classificação do Bravos do Maquis, agora orientado pelo técnico Mário Soares. TC/YD