Luanda – As formações angolanas de futebol do 1º de Agosto e da Académica do Lobito procuram este fim-de.semana, passagem à fase seguinte das competições sob a égide da Confederação Africana da modalidade, quando defrontarem os respectivos adversários na segunda ‘’mão’’ das preliminares.
O 1º de Agosto (vice-campeão nacional) defronta domingo, em Kinshasa,diante do AS Vita Clube da República Democráticatica do Congo (RDC), em jogo de resposta de acesso à Liga dos Clube Campeões.
No desafio da primeira ‘’mão’’, disputado domingo passado, no estádio Tundavala, na cidade do Lubango, os angolanos venceram por 1-0.
Por isso, os "militares" precisam apenas de um empate para seguirem nesta competição, onde já estiveram em várias ocasiões, com realce, recentemente, onde foram eliminados das meia-finais pelo Espenace de Tunis, da Tunísia, face ao mau trabalho do árbitro da Zâmbia.
A Académica do Lobito da província de Benguela, por seu lado, joga hoje no reduto de La Passe, das Ilhas Seychelles, para o segundo confronto, este de acesso à fase de grupos da Taça da Confederação, vulgo ‘’Nelson Mandela’’.
Na primeira partida disputada, igualmente, na cidade do Lubango, na Huila, os lobitangas ganharam por 2-1.
Um empate também será suficiente para a equipa da Académica continuar em prova.
As outras equipas angolanas nas afrotaças, Petro de Luanda, na corrida à Liga dos campeões e Sagrada Esperança da Lunda Norte, para a taça da Confederação, estão isentas desta eliminatórias.
FN