Luanda - A selecção de basquetebol da Côte d’Ivoire venceu hoje (sexta-feira), em Luanda, a similar do Rwanda, por 74-71, e está na final da 2ª edição do AFROCAN´2023, que decorre no país.
Com este resultado, no jogo das meias-finais, disputado no pavilhão do Kilamba, a equipa ivoirense defronta, na final de domingo, a congénere de Marrocos.
A Côte d´Ivoire, que perdia ao Intervalo, por 37-29, sempre esteve em desvantagem, conseguindo o triunfo nos instantes finais.
No desafio, o jogador rwandes Ndizeye, com 22 pontos, foi o melhor marcador.
O Rwanda vai defrontar a República Democrática do Congo, domingo, para o terceiro lugar.
Após o encontro, o treinador da Côte d´Ivoire, Doh Koné, vaticinou uma final bastante difícil, sagrando-se vitoriosa a equipa que melhor estiver preparada.
Em declarações à imprensa, o técnico afirmou que a sua formação está em condições e tudo vai fazer, domingo, para superar Marrocos.
“Conhecemos o adversário e vimos que com alguma ou menos dificuldades chegou a final, ao derrotar o detentor do título, a República Democrática do Congo (RDC)", disse.
Por sua vez, o técnico do Rwanda, Yves Murenzi, admitiu que foi um jogo atípico, onde seus jogadores tentaram ao máximo vencer o oponente, tendo perdido nos detalhes.
Acrescentou terem cometido erros defensivos, nos últimos minutos, quando tinham que acertar no jogo exterior, falharam e adversário aproveitou e venceu.
Desta, manifestou a necessidade de encarar o próximo jogo diante da RDC, com muita responsabilidade e augurando o êxito. WR/BSV/VAB