Luanda – A Selecção Nacional de basquetebol voltou a perder, hoje (sexta-feira), em Luanda, desta diante da similar da Tunísia, por 65-68, no AFROCAN´2023, que decorre no país, agora vai defrontar a Nigéria (sábado), na luta pelo sétimo e oitavo lugar.
Na partida, hoje, para as classificativas do quinto ao oitavo lugar, Angola foi incapaz de superar os tunisinos, após ser eliminada, quinta-feira, dos quartos-de-final, pelo Rwanda, com a derrota de 63-73, remetido a disputa de consolação.
O desafio, que ao intervalo registava empate de 31 pontos, sem os angolanos apresentar uma atitude positiva perante o oponente, que mostrou experiência e destreza, quando estivesse em posse da bola.
Da segunda parte, a incerteza nos lances cruciais voltou a estar presente nas hostes da selecção angolana, que saiu em desvantagem ao intervalo, por 51-56.
Na etapa derradeira, os donos da casa acordaram e foram buscar a diferença que traziam, chegando mesmo a empatar e passar para frente, por três pontos.
Apesar disso, mais esclarecidos, os magrebinos usaram os lances livres, para voltar a segurar o desafio, consequentemente passar para frente, com a vitória de 68-65.
Ainda hoje, também para as classificativas, o Quénia venceu a similar da Nigéria, por 61-59. Angola vai jogar, sábado (10h00), na despedida diante da Nigéria, e o Quénia enfrentar a Tunísia, na luta pelo quinto lugar.
As meias-finais serão entre as selecções de Marrocos e República Democrática do Congo (RDC), enquanto que o Rwanda defronta a Côte d’Ivoire.
(Ficha do jogo Angola – Tunísia):
Árbitros: Youssof Maiga(Mali), Jean Ruhamiza( Rwanda) e Amr Abollo (Egipto).
Equipas:
Angola: Emanuel Sebastião (07), Keven Albino (05), Tarcio Domingos (Não foi utilizado), Geovani Kibinga (00), Macachi Brás (06), Walter Luzolo (02), Wilson Cassav (04), Kenneth Manuel (12), Glofate Buiamba (17), Bamba Cissé (02), Miguel Maconda (06) e Aloisio Andrade (04).
Treinador: Aníbal Moreira
Tunísia: Achref Ganouni (07), Oussama Mamaoui (06), Ahmed Dhif (04), Jawar Jawadi (13), Mokhtar Gyaza (09), Bechir Yahia (00), Mohamed Taher (02), Firas Lahiani (07), Ya Pejoux (03), Ahmed Addami (09), Houssem Mahemly (06), Mohamed Ochi (02).
Treinador: Oualid Zrida
WR/VAB