Luanda - A Selecção Nacional de basquetebol terminou hoje (sábado), em Luanda, na 7ª posição da 2ª edição do AFROCAN´2023, que decorre no país.
Angola venceu a similar da Nigéria, por 72-69, em jogo das classificativas do sétimo ao oitavo lugar, disputado no pavilhão do Kilamba, sofrível pelas insuficiências apresentadas nos instantes finais.
Nos três primeiros períodos de jogo, a equipa do país esteve sempre em desvantagem de 18-19, 34-35, 50-52, respectivamente, perante a um adversário mais pesado e alto.
O jogador Glofate Buiamba, capitão da equipa angolana, foi o melhor cestinha do encontro, com 16 pontos, contribuindo para o triunfo do conjunto, orientado pelo treinador Aníbal Moreira.
Na primeira edição, em 2019, em Bamako (Mali), a Selecção Nacional ocupou à terceira posição, na época dirigida pelo técnico Paulo Macedo.
A similar nigeriana foi o 11º colocado, em prova vencida pela República Democrática do Congo (RDC), que na actual também já sem possibilidade de revalidar o título em sua posse.
Desta competição da capital do país, Angola começou no Grupo B, com dupla vitória na estreia de 72-55, ante ao Mali e a mesma Nigéria, por 57-48, permitindo terminar em primeiro lugar e atingir os quartos-de-final.
Na referida fase, derrota inesperada frente ao Rwanda, por 63-73, relegado as classificativas do quinto lugar, em que o “cinco” angolano voltou a perder, por 65-68, para a Tunísia.
O AFROCAN é uma competição recente organizada pela FIBA-África para as selecções nacionais do continente africano, que ocorre a cada quatro anos. Reservada aos jogadores que actuam no continente, foi criada para promover e desenvolver o basquetebol africano. WR/VAB