Luanda - As selecções nacionais seniores femininas de basquetebol de Angola e Moçambique iniciam, na próxima segunda-feira (3 de Fevereiro), no pavilhão da Cidadela, em Luanda, a disputa da 1ª Janela de apuramento para a 29ª edição do Campeonato Africano (Afrobasket2025), em Agosto, na Côte d’Ivoire.
O conjunto angolano, duas vezes campeão africano (2011, em Bamako - Mali e 2013, em Maputo -Moçambique), nesta prova de qualificação vai apenas defrontar em dois dias (3 e 4), a similar moçambicana, por ausências dos demais países da Zona 6.
As duas partidas estão marcadas para às 18 horas, com entradas livres, segundo uma nota da Federação Angolana de Basquetebol (FAB).
Ainda sobre a equipa anfitriã do torneio de apuramento, orientada pelo treinador Paulo Macedo, entrou já na sua fase derradeira de preparação, na capital do país, com a integração da jogadora Italle Lucas, e jogos de ensaio com formações juniores masculinos.
Outros representantes da Região Austral do continente, como Zimbabwe, Eswatini, África do Sul, Namíbia, Zâmbia e Botswana, deviam competir em Luanda, mas não confirmaram presenças, por razões desconhecidas, deixando o desafio para Angola e Moçambique.
Em 28 edições do Afrobasket, para além dos dois (2) títulos de Angola, o Senegal é o país com mais conquistas (11), seguidos da Nigéria (9), Congo (3), Egipto (2), Madagáscar e Mali, com um (1) cada. BSV/VAB