Luanda - A África do Sul acolherá pela primeira vez uma conferência da Liga Africana de Basquetebol (BAL- sigla em inglês), segundo um comunicado do Comité organizador da prova, a que a ANGOP teve acesso, esta quarta-feira.
Trata-se da edição de 2024 com início marcado para o mês de Março, envolvendo 12 equipas, com a denominação de “Conferência Kalahari”.
Além da etapa, a disputar-se na África do Sul, a nova versão da competição africana terá ainda as habituais conferências, designadamente Nilo (Egipto), em Abril, e Sahara (Senegal), em Maio.
Na fase regular, as equipas estarão divididas em três grupos de cada quatro, sediados em cada um dos três países.
Os dois primeiros classificados de cada conferência e os dois melhores terceiros viajam para o Rwanda, para a quarta e última janela de qualificação, disputando-se oito partidas em “play-offs” e final, do mês de Maio a Junho.
A BAL anunciará nas próximas semanas às cidades-sedes locais, datas e informações sobre como adquirir ingressos para a temporada 2024.
Angola participou nas três últimas provas com um único representante, o Petro de Luanda, que se classificou em terceiro, em 2021, em segundo, em 2022, e em quarto, este ano (2023).
Criada em 2021 para conferir maior dignidade às competições africanas da modalidade, o evento adoptou um formato diferente em que participam somente os campeões nacionais de cada país.
O Zamalek do Egipto foi o primeiro campeão da prova, que tem assistência da Liga Norte-americana de basquetebol (NBA), seguindo-se o Monastir (Tunísia), em 2022, e Al Ahly (Egipto), em 2023. JAD/MC