Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Adeptos angolanos e camaroneses vaticinam jogo difícil

     Desporto              
  • Luanda • Terça, 11 Junho de 2024 | 07h37
Adeptos do futebol
Adeptos do futebol
Alberto Julião-ANGOP

Luanda – O jogo desta terça-feira entre Angola e Camarões, a partir das 20 horas, no estádio 11 de Novembro, em Luanda, provoca prognóstico difícil, de ambos os lados, por parte de amantes do futebol.

O sector defensivo dos Palancas Negras (selecção angolana) é visto como o menos capaz, ao passo que Gilberto “Gibelé”, Gelson Dala, Mabululu, Benson, Milson e Randy Nteka surgem como os potencias autores dos golos da vitória dos anfitriões.

Por parte dos visitantes, os amantes do futebol destacam às competências do guarda-redes André Onana (Manchester United) e dos avançados Choupo-Moting e Vincent Aboubakar, este último autor de dois golos no desafio anterior em que os Camarões golearam Cabo Verde, por 4-1.

Numa ronda efectuada segunda-feira pela ANGOP, na capital do país, a antevisão dos aficionados foi equilibrada, mas o factor público é visto como catalizador para um quarto triunfo dos anfitriões, contra cinco dos visitantes, no histórico de 15 confrontos, que regista ainda sete empates.

O estudante de comunicação social, Pedro Damião, considerou que será um desafio bastante renhido, mas com 60% de probabilidade de Angola conquistar os três pontos, recomendando, para isso, determinação e eficácia no ataque.

O interlocutor considera um duelo que promete surpresas, onde os problema administrativos decorrentes do “imbróglio” entre a federação camaronesa e o ministério dos Desportos em nada influenciará a adversária, como ocorreu na vitória gorda sobre Cabo Verde de 4-1, em Yaoundé.

O futuro comunicólogo identificou a defesa como o ponto fraco e o meio-campo como o forte, sugerindo ao seleccionador Pedro Gonçalves a opção por um sistema táctico de três centrais (3-5-2), com maior circulação de bola no centro do terreno.

Já o electricista de construção civil, Alexandre Calunga, acredita que será um grande teste para os “Palancas Negras” e mostra-se expectante quanto a integração de Gibelé no 11 inicial, depois de não ter sido utilizado na partida anterior.

“O técnico Pedro Gonçalves deve adoptar por uma táctica de 4-4-2 ou 4-3-3”, disse o profissional de electricidade, cujo prognóstico é de vitória de Angola, por 2-0.

Outro entrevistado, o comerciante Octávio Gabriel, baseou-se no bom desempenho no CAN, decorrido este ano na Côte d’ Ivoire, para apostar em supremacia do combinado nacional.

Para ele, Gelson Dala e Mabululu serão os marcadores no triunfo de 2-0, sendo que o último anotou o tento solitário (1-0) diante do Eswatini, sexta-feira passada, na terceira ronda, igualmente no 11 de Novembro.

Na ronda, efectuada predominantemente em zonas comerciais na cidade capital (Luanda) o camaronês Billala Ndiae, de 35 anos de idade, prevê dificuldades de ambos os lados, mas, ainda assim, aposta em vitória dos angolanos, por 2-0. Gelson Dala e Mabululu surgem novamente como os autores dos golos.

Residente no país há 14 anos, Billala Ndiae destacou Gibelé, Gelson Dala, Mabululu, Benson e Randy Nteka como os mais temidos de Angola.

Quanto aos contrários, os atacantes Aboubakar e Ngadey devem merecer maior atenção por parte do sector defensivo nacional.

“Embora os Camarões estejam motivados, depois de golearem Cabo Verde no fim-de-semana, não conseguirão ganhar Angola. O técnico deve lançar o Gibelé”, defendeu, igualmente.

O adepto do Sagrada Esperança da Lunda Norte, segundo classificado do Campeonato Nacional “Girabola”, avaliou o sector defensivo como o ponto fraco da selecção angolana.

O comerciante Ibrahime Bayo, de 32 anos de idade, residente em território angolano há cinco anos, afirmou que os problemas administrativos na federação, dirigida pelo antigo internacional Samuel Eto´o, podem influenciar sim para a vitória dos Palancas Negras.

Sharmaark Haddi Abni, de 45 anos de idade, disse que será um jogo complicado para Angola, mas almeja um triunfo e a consequente subida na tabela classificativa.

O adepto estrangeiro do Petro de Luanda, tricampeão do Girabola, acredita numa maior organização defensiva para contrapor o ataque dos Camarões, liderados por Vincent Aboubakar e Choupo-Moting.

“Mabululu, Gelson Dala e Gibelé são os jogadores que podem marcar sempre alguma diferença no ataque, conforme vimos no Campeonato Africano das Nações (CAN´2024)”, lembrou.

Dois factos curiosos ocorreram nesta ronda da ANGOP. Os nomes Gibelé, Mabululu, Gelson Dala, Benson e Randy Ntek foram citados repetidas vezes como sendo os principais activos no ataque do conjunto nacional, tal como o prognóstico de vitória por 2-0. "Que assim seja".

Enquadrada no grupo D, Angola ocupa a terceira posição, com cinco pontos, enquanto Camarões lideram, com sete pts, os mesmos que a Líbia, na segunda posição.

A selecção de Cabo Verde, com quatro pontos, é a quarta colocada, as Ilhas Maurícias quinta, com um, ao passo que Eswatini a sexta e última do grupo sem pontuar.

O Campeonato do Mundo de 2026 será disputado nos Estados Unidos da América, Canadá e México. IN/MC



Tags


A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+