Luanda - A comissão executiva da Associação dos Comités Olímpicos Nacionais de África (ACNOA) considerou viáveis as condições de Angola, em infra-estrutura desportivas e sociais, para acolher a 4ª edição dos Jogos Africanos da Juventude, em Dezembro de 2025.
Em declarações à imprensa, nesta terça-feira, em Luanda, o vice-presidente da ACNOA, João Castro Alegre, no final da visita de constatação às infra-estruturas desportivas e sociais que, culminou na Baía da Ilha de Luanda, na Federação dos Desportos Náuticos (FADEN), confirmou o facto, argumentando que o país possui condições adequadas.
Acrescentou que constataram nos dois dias de visita, as condições do Pavilhão Multiusos do Kilamba, Estádio 11 de Novembro, o Centro Polidesportivo Olympafrica (afecto a sociedade olímpica), Academia de Ténis do Kikuxi Villas Club e Dream Space (no primeiro dia, segunda-feira).
Nesta terça-feira, a delegação do ACNOA esteve na Piscina do Alvalade, Cidade Desportiva (afecta ao clube 1º de Agosto) e a sede da FADEN, em que confirmou que Angola é um potencial para acolher qualquer evento desportivo de carácter internacional e intercontinental.
João Castro Alegre, que falava em representação do presidente da ACNOA, Mustrapha Berraf, que também está no país, na caravana que trabalha desde segunda-feira, para rever as condições e também assinar alguns memorandos de entendimento com o Estado e o Comité Olímpico Angolano (COA), liderado pelo antigo basquetebolista, Gustavo da Conceição.
“São perfeitas as condições no que toca às modalidades individuais e colectivas, tanto aquáticas e terrestres. Agora vamos confirmar e assinar os memorandos com as autoridades e começar já a trabalhar nas melhorias daquelas que faltam alguns detalhes”, disse.
O também presidente da Confederação Africana de Canoagem e Remos, esclareceu que vai aproveitar o momento para também propor ao Estado angolano, a aceitar ser sede do Campeonato Africano da modalidade, em Agosto de 2025, no âmbito dos 50 anos da Independência de Angola, e ser antecâmara para os Jogos Africano da Juventude.
Para quarta-feira, às 9 horas, a comitiva da ACNOA será recebida pelo Ministro da Juventude e Desportos (MINJUD), Rui Falcão, onde está prevista a assinatura do memorando dos Jogos Africanos da Juventude.
Uma hora depois, vai ao Palácio, para atribuição da Ordem de Mérito da instituição que gere os comités olímpicos do continente, ao Presidente da República, João Lourenço.
Angola acolhe pela primeira vez esta competição continental e participou das três edições já realizadas.BSV/VAB