Pesquisando. PF Aguarde 👍🏽 ...

Acções e êxitos apresentados pelo PR no destaque da semana

     Desporto              
  • Luanda • Domingo, 20 Outubro de 2024 | 20h51
1 / 2
Mensagem sobre o Estado da Nação do Presidente da República, João Lourenço
Mensagem sobre o Estado da Nação do Presidente da República, João Lourenço
Pedro Parente-ANGOP
2 / 2
Selecção nacional no CAN de 2010
Selecção nacional no CAN de 2010
DR

Luanda – O cumprimento do programa de reorganização e êxitos alcançados pelo país, apresentado pelo Presidente da República, João Lourenço, na Assembleia Nacional (Parlamento), em Luanda, marcou o noticiário desportivo da semana na Agência Angola Press (ANGOP), incluindo o apuramento de Angola para o CAN2025 de futebol, em Marrocos.     

Ao dirigir a Mensagem sobre o Estado da Nação, na abertura da 3ª Sessão Legislativa da V Legislatura, o Chefe de Estado disse que nos últimos 12 meses se obteve cerca de 300 medalhas, com realce para as modalidades de lutas e outras competições individuais.

De igual modo, anunciou o aumento de 70 mil atletas federados, resultante do crescimento das competições nacionais nos vários escalões etários, a construção de importantes infra-estruturas de apoio, como o Centro de Alto Rendimento “José Armando Sayovo”, no Bengo, os Estádios do Uige e do Huambo.   

Referiu que o Plano Nacional para o Desenvolvimento do Desporto (PLANADESPORTO), recentemente aprovado, deve constituir mais um elemento nesta direcção, com ele espera-se contribuir para generalizar a prática física e desportiva em todo o país, incluindo a melhoria no desporto de alto rendimento.

O  PLANADESPORTO`2024-2027 tem como base o apoio ao desporto escolar, comunitário, de alto nível intermédio, federado e de alto rendimento.

Contém medidas que visam o fortalecimento das infra-estruturas desportivas, através de investimento público no sector do desporto, e destaca a necessidade de se estabelecerem parcerias com o sector privado para alavancar a indústria desportiva em Angola.

Ainda da semana, realce ao apuramento, pela 10ª vez, da selecção de futebol de Angola para o Campeonato Africano das Nações (CAN2025), em Marrocos, ao vencer a similar do Níger, por 1-0, em jogo da 4ª jornada do Grupo F das eliminatórias.

O golo solitário da partida, disputada no Stade Larbi Zaouli, em Marrocos, casa emprestada ao adversário, foi marcado por Zini (1´), permitindo aos angolanos consolidarem a liderança do Grupo F, com 12 pontos.

Apesar do apuramento, Angola ainda tem jogos diante do Ghana, no dia 11 de Novembro, em Luanda, e com o Sudão, no dia 15, no campo do adversário, para a conclusão das eliminatórias, em que passam os dois primeiros do grupo.   

Na competição interna, a derrota do 1º de Agosto pelo Luanda City, por 0-1, e vitória do Petro de Luanda sobre o Wiliete de Benguela, por 2-0, na 6ª jornada do Campeonato Nacional de futebol (Girabola2024/25), marcam a semana, em que os três candidatos a presidência da federação (FAF) foram admitidos, para o pleito do dia 30 de Novembro.     

Trata-se do presidente cessante, Artur Almeida, os aspirantes Alves Simões e Norberto de Castro, que passam à campanha eleitoral, para o quadriénio 2024/2028. Em outras federações desportivas também ocorrem acções semelhantes.        

Nos sete dias, a vela também foi destaque, com a Selecção Nacional a revalidar o título Africano, na Classe Optimist, em regata por equipas, em prova da cidade de Vitória, nas Ilhas Seychelles, sendo o feito resultado da determinação e dedicação dos velejadores, clubes e equipa técnica.

Com a conquista da medalha de ouro, o pódio ficou completo com a África do Sul (prata) e Tanzânia (bronze). Em 2019, novamente em Seychelles, Angola conquistou o título individual com o atleta Româncio Paulo, e por equipas, em ambos os géneros.

A selecção nacional é composta pelos velejadores Paulo João, Francisco Cândido, Laureano Simão, Pedro Paulo e Marisa João, o treinador Moisés Camota e Rui Albuquerque (chefe da missão), que foi felicitada pelo ministro da Juventude e Desportos, Rui Falcão, pela conquista, sublinhando a determinação e dedicação dos atletas e equipa técnica.

No andebol, o Petro de Luanda conquistou a 45ªTaça dos clubes campeões sénior feminino, ao derrotar na final o AS Sahel da Tunísia, por 35-34, após prolongamento, disputada em Marrocos.

Ao intervalo, as tunisinas levavam vantagem de 17-12. No final do tempo regulamentar, o placar registava igualdade de 24 golos. Luís Chaves, técnico do Petro de Luanda enfatizou as dificuldades deste triunfo. A anterior detentora do troféu, a também equipa angolana do 1º de Agosto, foi afastada nas meias-finais.     

Ainda da modalidade, José do Amaral Júnior “Maninho” foi confirmado para o segundo mandato na Federação Angolana (FAAND), para o quadriénio 2024-2028, em pleito eleitoral realizado no Anfiteatro Paulo Bunze, em Luanda, tendo como objectivo aumentar o número de praticantes, entre outros.

No basquetebol, o processo de renovação contínua, com os três candidatos na corrida à presidência da Federação (FAB), no caso Moniz Silva, presidente cessante, Henrique Miguel “Riquinho” e Carlos Almeida, a apresentarem os seus programas de acções junto dos associados, para o pleito do dia 7 de Dezembro próximo.

Das actividades ministeriais, o titular do cargo, Rui Falcão, confirmou, em Luanda, que o país vai realizar um torneio de Artes Marciais Mistas (MMA), em Abril de 2025, após recepção ao lutador angolano Demarte Pena, afirmando que a prova amador vai culminar com um combate profissional do atleta, caso o agente e a empresa promotora não vejam nada ao contrário.

Por sua vez, Demarte Pena mostrou-se satisfeito, novamente, pelo reconhecimento na sua terra natal, por isso, aguarda com grandes interesse, o que se abordou com o ministro. O angolano Demarte Pena apresentou a sua medalha de ouro, conquistada recentemente no mundial de Abu-Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. VAB  





Notícias de Interesse

A pesquisar. PF Aguarde 👍🏽 ...
+