Luanda - A ausência da base Italee Lucas no 26º Campeonato Africano de basquetebol, a disputar-se a partir de sábado (28), em Kigali, Rwanda, resultará em insuficiências na Selecção Nacional sénior feminina.
Segundo o comentador desportivo, Herlander Coimbra, que falava esta quarta-feira, à ANGOP, em Luanda, a propósito da presença de Angola no evento, a atleta é preponderante na manobra do combinado nacional.
Com a Italee de fora, Angola terá défice nas assistências, lances livres e qualidade no passe, itens onde faz toda a diferença, conforme o antigo basquetebolista do 1.º de Agosto.
Para o ex-triplista, que por diversas vezes representou a selecção nacional, o campeonato será difícil para as angolanas, fundamentalmente pela fraca experiência de boa parte das seleccionadas.
O campeão africano em Luanda (1989), Cairo (1992), Nairobi (1993) e Argélia (1995) acredita que a selecção jogará na contenção de bola, como forma de evitar sofrer muitos pontos, acrescentando estar a faltar ao conjunto uma lançadora nata, o que irá pesar no desempenho do colectivo.
Angola, inserida no grupo A, defronta sábado, na estreia, a Côte d’Ivoire e encerra a fase regular diante da anfitriã Rwanda.
Ausente por questões pessoais, Italee Lucas, de 34 anos de idade, 1,75m, começou a jogar basquetebol com tenra idade em seu país natal (EUA).
A jogadora, conhecida pela sua capacidade de drible, velocidade e percentagem pontual (lances livres, dois e três pontos), obteve a nacionalidade angolana em 2015 e rapidamente tornou-se elegível para a selecção nacional.
Além de jogar no país pelo Interclube, onde se sagrou esta época campeã nacional, já teve passagem por equipas da WNBA, Espanha, Itália, Egipto e Jordânia.
Angola, que se sagrou campeã africana em Bamako`2011 e Maputo`2013, busca no Rwanda a melhoria do 8º lugar de 2021, no Afrobasket decorrido nos Camarões.
Para a competição, o seleccionador José Freixas levou as seguintes jogadoras: Isabel Fernando, Cácia Nzomba, Sara Caetano, Isabel João, Nelma Cunha, Artemis Afonso, Edvânia Pascoal, Arminda Joaquim, Nadir Manuel, Jessica Malagi, Cristina Matiquite e Joana António. WR/MC