Luanda - O 1º de Agosto foi derrotado este sábado, em Benguela, por 1-3, pela Académica do Lobito, em jogo da 26ª jornada do Girabola2021 e atrasou-se na corrida ao título.
Ady, aos 5 minutos, e Mano Mano (19') adiantaram os "lobitangas" no placar, numa primeira parte em que os anfitriões foram mais esclarecidos e o seu guarda-redes defendeu um penalte, cobrado pelo avançado "agostino" Moya, aos 11 minutos.
Na etapa complementar, o D'Agosto imprimiu maior dinâmica e após ter pressionado muito descontou, já no período de compensação (90+1'), por intermedio de Bobó, mas no minuto seguinte (90+2') a equipa anfitriã aumentou a vantagem para 3-1, com golo de Makussa.
A quatro jornadas para o fim da competição, o 1º de Agosto mantém-se na terceira posição com 51 pontos, menos sete do que o líder, provisório, Sagrada Esperança (58 pts), que hoje venceu, no Dundo, o Interclube, por 1-0, e seis em relação ao segundo classificado, Petro de Luanda (57 pontos), que recebe, domingo, no Estádio 11 de Novembro, o Sporting de Cabinda.
A Académica ocupa agora o oitavo lugar com 32 pontos.
Noutra partida de hoje, o Progresso do Sambizanga e o Ferrovia do Huambo não foram além de um empate a dois golos, no Estádio dos Coqueiros, em Luanda.
A ronda 26 prossegue, domingo, com os desafios Petro de Luanda-Sporting de Cabinda, Wiliete de Benguela-Desportivo da Huíla, Recreativo da Caála-Cuando Cubango FC e Baixa de Cassenje-Recreativo do Libolo.
O encontro FC Bravos do Maquis-Santa Rita de Cássia foi adiado para o dia sete de Julho.
Na zona de despromoção estão, além do Ferrovia, as formações do Santa Rita (14º/24 pts) e Cuando Cubango FC (15º com 23 pontos).
O 1º de Agosto é o detentor do título.