Luanda – O 1.º de Agosto ascendeu à liderança do Campeonato Nacional de futebol “Girabola2024-25”, com 26 pontos, ao vencer neste domingo o São Salvador do Kongo, por 2-1, em jogo onde as situações graves da arbitragem sobrepuseram-se aos aspectos desportivos.
Ajuizada pelo árbitro Ayrton Micuta, no estádio 22 de Junho, em Luanda, a partida até teve espectáculo com as intervenientes inteiramente procurando a vitória e foi a equipa do Zaire a marcar primeiro, aos 63 minutos, de grande penalidade, convertida por Lito.
O árbitro aplicou a sanção máxima na sequência de uma bola alegadamente à mão do defesa central Bobó, quando tentava o corte de cabeça.
Na sequência, “esqueceu-se” do castigo técnico e não mostrou o segundo cartão amarelo seguido da expulsão porque o atleta já possuía um amarelo.
Envolto em uma série de equívocos, o juiz não economizou na amostragem de cartões amarelos para ambas as equipas.
Cartão amarelo para Abidal (36'), Venâncio (45+3'), Bobó (58'), Tombe (61'), Filipe Nzanza (83'), Flávio Amado (90+8') Ari (90+2` amarelo) e 90+9 vermelho)
Todavia, foi aos 81` que o "el comandante" cometeu o segundo erro crasso, quando validou o golo de empate do 1.º de Agosto (1-1).
Numa jogada de ataque dos “militares” na pequena área da equipa visitante, o atacante César Cangué igualou a partida nitidamente utilizando a mão direita, mas Ayrton Micuta validou o lance, mesmo com o juiz de linha estático em sinal de discordância.
O segundo golo do actual líder da prova foi o único marcado sem possibilidade de polémica. Jogada de canto, a bola resvalou para fora da grande área e foi justamente calhar no pé direito de Moisés, que rematou para o golo da vitória (2-1).
Com este triunfo, o 1.º de Agosto assumiu a liderança, com 26 pontos, contra 23 do Petro de Luanda, segundo colocado com dois jogos em atraso.
O Williete segue na terceira posição, com iguais 23 pontos, depois do empate sábado diante do Interclube a zero bolas, no estádio 22 de Junho.
O Isaac de Benguela é o lanterna vermelha, apenas com 4 pontos.
IN/MC