Cabinda - O vice-governador de Cabinda para o sector Político e Social, Miguel de Oliveira, exortou terça-feira, nesta cidade, a população para continuar a conservar os mangais por serem ecossistemas importantes para a reprodução das espécies aquáticas.
Ao intervir no acto de abertura do seminário provincial sobre os mangais, o governante disse que para além de servirem fonte de equilíbrio da biodiversidade, os mangais constituem também de fonte de estabilização dos solos, dos mares e rios.
Lançou um repto aos ambientalistas, estudantes e outras organizações afins para a promoção de mais campanhas de sensibilização e educação ambiental da população residente em localidades do litoral da região.
De acordo com o vice-governador, a soma dos ecossistemas faz do país, em geral, e da província de Cabinda, em particular, uma parte significativa do pulmão universal que contribui para o bem-estar do homem na terra.
“É com esta consciência e sentido de responsabilidade que devemos aprofundar os nossos conhecimentos para auxiliar as autoridades, para que juntos construamos um país cada vez mais melhor e sustentável”, asseverou.
O primeiro seminário provincial sobre os mangais juntou ambientalistas, estudantes, docentes e sociedade civil.
Foram abordados, entre outros temas, a localização dos mangais em Angola e a sua caracterização geológica e geomorfológica, flora dos mangais em Angola, diversidade de espécies marinhas, crustáceos e moluscos dos mangais, assim como o estado actual dos mangais em Cabinda. JFC/JL