Huambo – Diversas mudas de eucalipto foram plantadas, este sábado, no bairro Académico, interior da cidade do Huambo, pelos trabalhadores da Delegação da Agência Angola Press (ANGOP) na província do Huambo.
A campanha visou saudar o 49º aniversário da única agência de notícias do país, a assinalar-se na próxima quarta-feira, (30 de Outubro).
No final, o director do Ambiente e Saneamento do município do Huambo, Leonardo Pompeu, enalteceu o gesto da ANGOP, que, entre outros aspectos, contribui no combate às alterações climáticas, para além de influenciar os cidadãos, no geral, a abraçarem a plantação de árvores.
O responsável solicitou à empresa a realizar mais campanhas do género, com envolvimento de diversas franjas da sociedade, pois o ambiente pertence a toda população, que deve contribuir nas acções de arborização da cidade do Huambo.
Por sua vez, o delegado da ANGOP na província do Huambo, Aurélio Janeiro Sacalei Soi, disse que a campanha se enquadra nos desafios da protecção e salvaguarda do ambiente nesta região, que pretende ser a cidade ecológica do país.
Acrescentou que a iniciativa visou, também, colocar em prática as notícias divulgadas diariamente, com acções que visam incentivar as instituições e as pessoas a não cortarem as árvores, para evitar a desflorestação.
Agência Angola Press, abreviadamente designada por ANGOP, é uma empresa pública de notícias do país, que tem como objectivo recolher, tratar e distribuir, em regime exclusivo, tanto em Angola, como no exterior, notícias com base numa informação objectiva sobre a actualidade nacional e internacional.
A ANGOP foi criada em Julho de 1975, com a denominação de Agência Nacional Angola Press (ANAP). Em 1991 optou pela emissão do seu trabalho 24 sobre 24 horas e introduziu também inovações nos planos editoriais e técnico. ZZN/JSV/ALH