Icolo e Bengo – O director-geral da Sociedade Angolana de Gestão Urbana, Erivaldo Reis, disse hoje, em Luanda, que a criação de projectos urbanísticos deve congregar a arborização, elemento crucial na criação de cidades sustentáveis e da melhoria da qualidade de vida.
As declarações do responsável surgem na sequência da assinatura de um memorando entre a estrutura que dirige e o centro comercial “Nova Era”, documento que atribui a primeira estrutura a gestão de toda a componente sustentável e meio ambiente do perímetro do referido centro comercial.
Em declarações à imprensa, Erivaldo Reis considerou que a planificação da arborização deve passar pela gestão pública em sua mais ampla concepção.
O órgão gestor da arborização, segundo o responsável, deve trabalhar em acordo com políticas comprometidas com um manuseamento que reconheça não somente a importância da presença das árvores na cidade, mas que efectivamente reflicta as práticas necessárias à sua boa condução.
“O crescimento desordenado das cidades tem comprometido a qualidade de vida dos seus habitantes, com o distanciamento do homem da natureza e a ausência desta em meio à paisagem edificada”, considerou.
O director-geral da Sociedade Angolana de Gestão Urbana acrescentou também que a arborização urbana proporciona inúmeros benefícios às cidades, como ambientais, estéticos, sociais, económicos, e dentre os aspectos ambientais tem papel importante na melhoria das condições climáticas locais. DIF/DJ/AJQ