Luanda – A directora nacional para Educação Ambiental, Karélia Costa, defendeu a necessidade dos cidadãos angolanos participarem de forma activa na gestão dos resíduos, através da inserção da recolha selectiva a nível nacional, para a preservação do meio ambiente.
Conforme a directora, cada vez mais, o Estado percebe que é preciso uma participação activa da sociedade na resolução dos problemas ambientais e, por isso, a educação ambiental concorre para uma mudança de comportamento.
A directora participou, na última quarta-feira, em Luanda, no workshop sobre o meio ambiente, promovido pelo Ministério do Ambiente, em parceria com a Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial.
Disse que o governo angolano montou uma estratégia para sensibilizar e consciencializar às populações sobre às questões ambientais.
Revelou que o governo procura inserir, cada vez mais, a educação ambiental num sistema formal de ensino, não só num contexto transversal de disseminação de conteúdos, mas também na capacitação dos professores.
Segundo a responsável, o envolvimento de todos os cidadãos nas acções ambientais constitui uma prioridade e faz parte da política ambiental do país, justificando-se, deste modo, às acções de sensibilização e divulgação dos problemas ambientais, seu impacto e formas de prevenção.
Explicou que a educação ambiental vem dar resposta ao fomento e promoção da política ambiental angolana.
“No âmbito da campanha nacional de Educação Ambiental, sob o lema educar para a sustentabilidade, foram destacados temas relacionados com o ambiente e educação, promoção da higiene nas comunidades e gestão de valorização dos resíduos”, frisou.
O Ministério do Ambiente realizada, desde o dia 6 do corrente mês, uma jornada de palestras sobre o ambiente que já abrangeu às igrejas Católica, de Nosso Senhor Jesus Cristo no Mundo (Tocoísta), Metodista Unida e Pentecostal.
Sobre o tema, o presbítero da Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial, Davi Yun, disse que a igreja tem realizados actividades que concorrem para a preservação do meio ambiente, dando como exemplo a limpeza das praias.
A Igreja de Deus Sociedade Missionária Mundial foi estabelecida na República da Coreia em 1964. Está representada em 175 países. AB/OHA