Ondjiva - O director do Gabinete do Ambiente, Gestão de Resíduos e Serviços Comunitários da província do Cunene, Tchingungo Contreiras, apelou ,esta sexta-feira, em Ondjiva, à população a primar pelo uso racional dos recursos naturais, visando as boas práticas ambientais.
Ao falar no acto alusivo ao 31 de Janeiro, Dia Nacional do Ambiente, apelou a necessidade de participação activa dos cidadãos nas acções tendentes a promoção das boas práticas para defesa e o uso sustentável.
Considera fundamental o respeito aos princípios a protecção, preservação e conservação do ambiente cujos valores não podem ser subestimados em razão aos interesses pessoais, mais do bem-estar de toda população”, enfatizou.
Para o alcance deste desiderato, afirma ser fundamental a colaboração e apoio das igrejas, comissão de moradores, organizações juvenis e da sociedade civil, instituições escolares e associações de defesa do ambiente.
Tchingungo Contreiras ressaltou ainda as comunidades a explorarem o sector do ambiente como uma oportunidade de negócios da economia verde, uma vez que o resíduos muitas das vezes considerado lixo pode constituir fonte de receitas.
Esclareceu que nos resíduos pode-se encontrar oportunidades para a produção do sabão, artigos como cadeiras, quadros, mesas, tapetes, pavimentos e peças artísticas com rendimento monetário, assim como uma forma de ocupar os jovens e atender a necessidade das famílias.
Outrossim, solicitou maior gestão e tratamento de resíduos sólidos fase a situação da cólera que afecta o país, o que requer a adopção de bons hábitos de saneamento e higiene para prevenção da doença.
“Gestos como lavagem das mãos, não defecação ao ar livre, tratamento da água e dos resíduos sólidos, eliminação das águas residuais podem prevenir e salvar vidas “, concluiu.
Sob o lema” protegendo a biodiversidade e o clima, juntos por um ambiente sadio e sustentável para as futuras gerações” o acto foi marcado pela apresentação do esboço da estratégia para repressão das queimadas e produção do carvão vegetal”.
Na mesma senda, foram plantadas 50 mudas diversas, de um total de 300 a serem plantadas no primeiro trimestre do corrente ano em diferentes pontos da cidade de Ondjiva.
O Dia Nacional do Ambiente em Angola (31 de Janeiro), foi instituído em 1976, após a realização da "Semana da Conservação da Natureza" em Luanda.
A data visa sensibilizar a sociedade para a importância da protecção do ambiente e dos recursos naturais.FI/LHE/SEC