Caxito – O projecto de Reforço da Responsabilidade Colectiva, Privada e Pública na Preservação e Conservação do Meio Ambiente (RRECOPP) criou, durante a sua implementação, 14 brigadas ambientais em 22 escolares do I e II ciclo do município do Dande, província do Bengo.
Criado em 2022 para um período de 36 meses, o projecto visou a sensibilização sobre o aumento da capacidade das comunidades na protecção do meio ambiente e na criação de iniciativas geradoras de rendimento por meio de associativismo.
Durante esse período foram formados 135 brigadistas, 21 professores e instalados sistema de captação de águas das chuvas em cinco escolas.
O projecto capacitou 430 pessoas sobre boas práticas ambientais, nas cinco comunas do município do Dande, das quais 142 na Barra do Dande, 62 em Caxito, 51 nas Mabubas, 90 em Kicabo e 85 no Úcua.
O coordenador da projecto RRECOPP, Vacoco Kini, apelou mais acções ambientais, tendo sublinhado a necessidade de uma maior sustentabilidade por parte das entidades administrativas locais.
Por sua vez, a administradora municipal adjunta para área política, social do Dande, Felisberta da Costa, destacou a importância da educação ambiental como ferramenta fundamental na formação dos cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente.
Ao intervir no acto de encerramento do projecto RRECOPP, aconselhou os empresários locais a seguir o exemplo da RRECOPP, criando iniciativas de responsabilidade ambiental, promovendo campanhas de limpezas, plantação de árvores, palestras educativas sobre ambiente, visando cultivar uma cultura de respeito e amor ao planeta.
Felisberta dos Anjos defendeu a união de esforços entre o sector público e privado, comunidades e as instituições singulares e colectivas, através de diálogo e a partilha de experiências para proteger o meio ambiente.
Financiado pela União Europeia, o projecto RRECOPP que terminou em Outubro deste ano, orçou em 384 mil 750 Euros, tendo sido implementado no município do Dande, pela Associação Angolana de Ajuda Mútua (AAM), por um período de três anos. MD/CJ/Pa