Luena – Um programa de arborização denominado “Natal mais verde”, de iniciativa do Governo Provincial do Moxico, prevê a plantação de duas mil árvores em 45 dias, no casco urbano e periferia da cidade do Luena, soube, esta sexta-feira, a ANGOP.
O referido programa foi lançado na Centralidade do Luena “Heróis de Cangamba”, com a plantação de 250 mudas de árvores do tipo acácias, prevendo-se expandir para outros pontos da cidade do Luena, de acordo com o director do Gabinete Provincial do Ambiente e Resíduos Sólidos, Castilho Boas.
Disse que a campanha massiva enquadra-se na necessidade de tornar a província mais ecológica, face aos desafios globais de protecção do meio ambiente.
“Preconizamos a plantação de duas mil árvores até Janeiro próximo do tipo acácias”, disse o gestor público.
Sobre o estado actual do meio ambiente na província, disse que não é preocupante, porém alertou para a necessidade de se intensificar a sensibilização da educação ambiental, bem como a largura da cobertura de arborização em toda região.
Acrescentou que está em curso a elaboração do Plano da Biodiversidade Local que prevê acções de preservação de todas as especieis, revitalização do meio ambiente, apelando à colaboração da população para a sustentabilidade do referido plano.
Ainda no quadro do reforço do meio ambiente, a fundação "Lisima" anunciou recentemente que prevê intervir em acções de protecção da biodiversidade, com a elaboração de estratégias para a conservação do meio ambiente na província do Moxico.
A aludida fundação é uma organização sem fins lucrativos criada em 2019 dedicando-se à conservação da Torre de Água das Terras Altas de Angola, incluiu a fonte da bacia do Congo, a bacia do Zambeze, bacia do Cubango - Okavango e do Delta de Okavango, principais rios que abastecem a África.
A fundação trabalha desde 2019 no município dos Luchazes, na comuna de Tempué, em actividades ambientais, educação ambiental nas escolas, expedições de rios e auxílio das comunidades locais na apicultura. TC/YD